EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MEC prorroga até 30 de junho prazo para renovar contratos do Fies

                                    
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 30 de junho. O prazo, que já foi prorrogado uma vez, terminaria na próxima sexta-feira, 29 de maio. Mas, de acordo com a pasta, 100 mil alunos ainda não concluíram o processo de aditamento. A portaria com a ampliação do prazo será publicada quinta-feira (28) e, de acordo com nota do MEC, "o compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", por meio do portal do Fies. Terça (26), o MEC se reuniu com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater o Fies. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos em mais de 1,6 mil instituições.

Deputados rejeitam a adoção do sistema eleitoral chamado distritão

O plenário da Câmara rejeitou, há pouco, durante a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/2007, que trata da reforma política, por 210 votos a favor, 267 contra e 5 abstenções a adoção do sistema eleitoral chamado distritão, fórmula em que seriam eleitos os candidatos mais votados em cada estado ou município.
Pelo texto do relator da  PEC, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a adoção do distritão seria para as eleições de vereadores, deputados estaduais e federais. Se ele tivesse sido aprovado acabaria o atual sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil para as eleições de vereadores e de deputados. A proposta do distritão vinha sendo defendida pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e pela bancada do seu partido.
No encaminhamento da votação, o bloco do PMDB recomendou o voto sim e foi seguido pelo DEM, SD e PCdoB. Encaminharam contra o sistema o PT, PR, PSB, PDT, PPS, PV e PSOL. Liberaram as bancadas o PSDB, PSB e PROS.
Com a rejeição do distritão, os deputados iniciaram a discussão da última proposta do sistema eleitoral que prevê que as eleições proporcionais serão realizadas pelo sistema distritão misto. Alguns líderes pediram a retirada da votação do dispositivo, alegando que ele era “natimorto”.
Com isso, o presidente da Câmara retirou o dispositivo de votação e anunciou que, com a rejeição das propostas de mudanças do sistema eleitoral, permanecem as regras atuais da proporcionalidade para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores.

Rui anuncia seleção para substituir professores temporários


O governador Rui Costa usou sua página oficial no Facebook, no início da tarde desta terça-feira (26), para anunciar o lançamento, ainda neste mês de maio, do processo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que vai ser utilizado para substituir os professores que prestam serviços temporários (PSTs) na rede estadual.

“Hoje nos reunimos com a APLB e anunciamos a substituição de todos os PSTs de professores por Reda. Mais de 6 mil professores contemplados. Ao mesmo tempo em que anunciamos a tramitação do processo para realização de concurso público, cujo edital devemos publicar até o mês de dezembro”, escreveu Rui.

Após a reunião com a categoria, o governador participou de um bate-papo com internautas pelo Facebook. Ele atendeu a demandas e esclareceu dúvidas dos seguidores sobre os cinco primeiros meses de governo. Entre as perguntas respondidas pelo governador estão questionamentos sobre áreas importantes para a atual gestão como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Escolas de educação profissional do Sul da Bahia presente no III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica em Recife

O Sul da Bahia está bem representado no III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) que acontece entre os dias 26 a 29 de maio,  no Centro de Convenções de  Recife no Estado de  Pernambuco.

Participam do evento, estudantes e professores dos Centros Territorial de Educação Profissional(CETEPs) e dos Centros Estadual de Educação Profissional(CEEPs), dos municípios de Itabuna, Ilhéus e Arataca.

De acordo a diretora do CETEP Litoral Sul II de Itabuna, prof. Crystina Bonin, este ano FMEPT aborda o tema geral “Diversidade, Cidadania e Inovação”.

Fórum

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) nasceu do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social Mundial. O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta.

A terceira edição do FMEPT é capitaneada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas.

Rui autoriza convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012

                   

Na edição desta terça-feira (26) do programa Digaí Governador, Rui Costa antecipou uma boa notícia para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador para reforçar a segurança pública do Estado. Delegados, agentes e escrivães “farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação”, comentou o governador ao fazer referência à autorização dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes, para dar continuidade ao processo.

PRF detém homem com vasta ficha criminal em Vitória da Conquista

Policiais rodoviários federais prenderam, no início da tarde desta terça-feira (26), um foragido da justiça baiana. A ação ocorreu no KM 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, localizado no centro-sul da Bahia.
Durante abordagem a um indivíduo que passava andando em atitude suspeita em frente a Unidade Operacional da PRF, os policiais realizaram consulta ao banco de dados, onde foi constatado a existência de mandado de prisão em aberto, pelo crime de receptação, em desfavor do pedestre, expedido em dezembro de 2014, pela 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia. 
Além disso, o homem de 35 anos, natural de Aracaju/SE, ainda responde criminalmente por tráfico de drogas e homicídio.
Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Ex jogador do Itabuna é preso novamente, com drogas


Gabriel Cairo, 22 anos, ex jogador, (meia) do Itabuna Esportge Clube, foi preso novamente no final de linha do bairro Califórnia, na tarde desta terça feira (26). Policiais da Base de Segurança do bairro Monte Cristo flagraram Cairo com 8 papelotes de cocaína, 10 pedras de crack, 16 buchas de maconha, 3 tabletes pequenos de maconha, dinheiro, balança de precisão e 4 facas. É a quarta vez que Gabriel é detido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. No dia 20 de janeiro deste ano foi flagrado com um revólver calibre 38 (veja aqui). Em 29 de setembro do ano passado, a segunda prisão (veja aqui) e dia 11 do mesmo mês, no ano passado, ele foi preso pela primeira vez, com arma e drogas. Gabriel Cairo tinha tudo para se tornar um grande jogador a nível nacional, mas preferiu o mundo do crime. Veja a matéria que o Rede Brasil de Notícias publicou no dia 22 de outubro de 2009.

CAMINHONEIRO É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

                                 

Um caminhoneiro identificado como João Carlos foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (26), por embriaguez ao volante ao conduzir uma carreta. A prisão ocorreu no Entroncamento de Itapé quando o condutor ja seguia em sentido ao município de Itabuna, BR 415.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, ao realizar o teste de etilômetro, o caminhoneiro apresentou o índice de 1,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, equivalente a 4 vezes a mais que o permitido. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que acima de 0,30 miligramas por litro a pessoa deve ser presa por crime de embriaguez ao volante.

Após ser autuado, o condutor, natural de Porto Alegre/RS, e no momento acompanhado de uma mulher, que não quiz se identificar, foi encaminhado para o complexo policial de Itabuna e deverá ser enquadrado na lei seca com pagamento de fiança e perda de pontos na CNH.

terça-feira, 26 de maio de 2015

EXCLUSIVO BANDIDOS MORREM EM CONFRONTO COM POLICIAIS DA 63° DE IBICARAÍ

Bandidos assaltam mercadinho no Distrito de salomeia na Cidade de Ibicaraí e se dão mal.
Na hora do assalto um Sargento se encontrava no local e avistou os bandidos e dando voz de prisão foi recebido a bala e foi forçado a reagir e na troca de tiro conseguiu alvejar um dos bandidos mais eles conseguiram entra no carro Fiesta de cor Preta com Placa Policial de BA Itapebi NTL 3068 que estava esperando os mesmos e em sentido a Cidade de Ibicaraí sofreram um acidente mais os Policiais da 69ª ja vinham chegando e em uma troca de tiros três tombaram e um conseguiu escapar mais os policiais estão na captura, segundo informações colhidas no local eles são suspeitos de terem assaltado ontém no Distrito do Cajueiro Novo, dois celulares e também na Vila Santa Isabel, e por ultimo fizeram mais uma vitima no Bairro do Luxo na Cidade de Ibicaraí, e segundo os policiais eles são da Cidade de Camacã.
Os nomes ainda não foram revelados.
Imagens fortes para velas clique aqui:

Com aplicativo, garoto de 14 anos ganha R$ 100 mil por mês


Um aplicativo para vender material escolar na internet rende, ao seu criador, cerca de R$ 100 mil por mês. Seria só mais uma notícia de um empreendedor de sucesso, caso o envolvido não fosse um garoto de 14 anos. A startup de David Braga tem quase 3 mil clientes cadastrados apenas em Alagoas, e permite que os clientes comprem os materiais escolares sem precisar ir à livraria, em um processo que dura cerca de cinco minutos. "É muito simples: é uma lógica invertida de e-commerce. Onde as pessoas entram lá, já vai estar tudo selecionado, por isso a lógica invertida, então o que já tem, ela apenas desseleciona", explica David. O dinheiro obtido pelo adolescente é controlado pelos pais, que revertem quase toda a renda para investimentos futuros. "O plano é todo para reinvestir no próprio negócio dele e no material de trabalho dele que ele investe", explicou a mãe, Cristiana Peixoto Braga, ao Jornal da Globo. Mesmo com a vida de “empresário”, o garoto conta que vive uma vida tranquila. "Eu brinco, eu bagunço, eu paquero, namoro, faço de tudo que um adolescente, uma criança normal faz. E ainda dá tempo para empreender. Você vai falhar várias vezes. Mas não desista, você consegue", aconselhou David. (G1)

BANDIDOS TOMBAM EM ASSALTO NA CIDADE DE IBICARAÍ

Nesta tarde de Terça-Feira 27 na Cidade de Ibicaraí quatro elementos assaltaram um mercadinho no Distrito de Salomeia e no momento do assalto tinha um Sargento da  Policia Militar nas imediações e quando os bandidos vinham em fuga atiraram contra o Sargento que veio a revidar e saindo em fuga sentido a Cidade de Ibicaraí sofreram um acidente e mesmo assim conseguiram cair dentro do mato mais com a chegada de reforço os policiais conseguiram exito na troca de tiros e três deles foram baleados e vinheram a óbito e foram conduzidos ao Hospital Arlete Maron de Magalhães, e o quarto esta foragido e a Policia incansável  ao combate aos criminosos estão fazendo busca na área para prenderem o fugitivo.
Parabéns ao Sargento que estava no local certo e na hora certa, e aos policiais.
Logo mais informações:

domingo, 24 de maio de 2015

Feira de Santana: rebelião em presídio deixa 7 presos mortos

                         PM confirma rebelião em presídio de Feira; ao menos sete presos morreram
Uma rebelião que ocorre na tarde deste domingo (20), no pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de cem quilômetros de Salvador, deixou ao menos sete detentos mortos e cinco feridos. As informações são do major Moraes, da Companhia de Policiamento de Guarda, que é a responsável pelo policiamento ostensivo da parte externa do presídio.

Até por volta das 18h, a rebelião ainda estava em andamento.Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções.

Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns há mulheres e crianças.(G1)

Weidman vence Vitor Belfort no primeiro round e mantém cinturão do UFC

Não deu para o brasileiro Vitor Belfort na disputa pelo cinturão dos pesos-médios do UFC, contra o americano Chris Weidman, na madrugada deste domingo (24), no UFC 187, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O americano venceu o duelo por nocaute técnico no primeiro round e manteve o cinturão da categoria. 
A luta começou em um ritmo acelerado. Belfort partiu para cima de Weidman e conseguiu bons golpes. Porém o americano conseguiu levar o combate para o chão e com uma sequência de socos conseguiu superar o brasileiro. 
"Ele (Weidman) é um bom atleta, sabia que ele ia querer lutar no chão e tentei evitar. foi uma luta melhor para ele, eu estava bem. Ele é treinado, sabe lutar no chão. Eu ia levar o meu tempo, trabalhar as posições, mas ele tem um bom tempo, é um campeão. Não tem desculpas, assim são as coisas. A vida é assim. A chave é não duvidar, acreditar nas coisas. Eu tentei na trocação, ele foi melhor e não deu. Quero agradecer a Deus, aos meus filhos, minha mulher. Desculpa Brasil, essa noite ele foi melhor e não deu", disse Belfort apos o duelo. 

CORREIO

Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS

Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã deste domingo (24) na área de uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Estavam na aeronave o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, acompanhado dos três filhos e duas babás. A tripulação era composta por um piloto e um copiloto.
Segundo a assessoria da Santa Casa, Angélica sofreu escoriações. Todos passam bem e seriam submetidos a exames de raio-X.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Após acusação de estupro, vereadores fazem 'jogo de empurra' com filiação de Almiro Sena

                        Após acusação de estupro, vereadores fazem 'jogo de empurra' com filiação de Almiro Sena
Acusado de estupro e assédio moral contra funcionárias da secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Almiro Sena agora é persona non grata em todos os partidos políticos. Em sessão da Câmara Municipal de Salvador desta terça-feira (19), a vereadora Kátia Alves (DEM), durante o pinga fogo, afirmou que “ninguém fala disso”. “Ele foi secretário do governo do PT”, bradou. Advertida por um colega de que ele fazia parte do PRB – partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – Alves completou: “pouco importa o partido ao qual ele pertence. Ele era secretário do PT”. Após a indicação de que o suposto estuprador é do partido ligado à Igreja Universal, Luiz Carlos, vereador pelo PRB, negou que Sena faça parte da agremiação. “Ele nunca foi do PRB. A indicação dele foi uma articulação dos movimentos sociais”, afirmou. Neste domingo, o programa Fantástico, da Rede Globo, trouxe matéria com duas funcionárias da pasta Na entrevista, uma das vítimas conta que era chamada periodicamente para o gabinete do secretário, e que a porta era sempre trancada. “Comecei a perceber que ele pedia os relatórios e não lia. Ele aumentava a televisão”, conta outra funcionária. Uma das vítimas diz que ele a obrigou a fazer alguns “atos sexuais” no gabinete.

TCM: Prefeito de Mirangaba é encaminhado ao MP por mau uso da verba pública

                                                
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (19/05), considerou procedente a denúncia formulada pelo vereador Hidamar Santos Moura contra o prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro, que apontou o cometimento de diversas irregularidades por parte do gestor nas Secretarias de Saúde e Educação no exercício de 2013.
O relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, tendo em vista a possibilidade de atos de improbidade administrativa, e aplicou multa de R$ 10 mil ao gestor.
A denúncia revelou que o prefeito realizou o mal uso da verba pública em diversas situações, com desvio de finalidade, favorecimento de parentes e amigos, vícios em licitações, pagamentos sem a devida comprovação dos serviços e desvios de recursos.
Cabe recurso da decisão.

Bahia Acontece, com informações da Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Três dos policiais indiciados por mortes no Cabula têm histórico judicial por homicídio

                     Três dos policiais indiciados por mortes no Cabula têm histórico judicial por homicídio

Dos nove policiais indiciados na última segunda-feira (18) pelo Ministério Público, por armar uma emboscada contra 18 pessoas e matar 12 delas, na Vila Moisés, no Cabula, três já têm histórico judicial por homicídio. O subtenente Julio Cesar Lopes Pitta, comandante do pelotão que agiu no dia 5 de fevereiro deste ano, acumula outros três processos judiciais. Dois deles são homicídios qualificados, recebidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia em 21 de fevereiro de 2014 (com quatro vítimas) e em 30 de maio do mesmo ano (com uma vítima). Outro registro que consta no site do TJ-BA é um homicídio simples, recebido em 10 de dezembro de 2013, com uma vítima. O sargento Dick Rocha de Jesus responde por um processo de homicídio simples que data de 14 de agosto de 2012, mas o número de vítimas não foi especificado pelo TJ-BA. Outro policial que já responde por homicídio é o soldado Sandoval Soares Silva, cujo processo foi recebido pelo TJ-BA em 25 de setembro de 2013. A ação deixou duas vítimas. Conforme a reportagem do Bahia Notícias apurou, os soldados Robemar Campos de Oliveira, Antônio Correia Mendes, Marcelo Pereira dos Santos, Lazaro Alexandre Pereira de Andrade, Isac Eber Costa Carvalho de Jesus e Lucio Ferreira de Jesus não têm antecedentes pelo crime de homicídio em trâmite judicial.

Major é encontrado morto dentro de quartel em Feira de Santana

Um major do Exército Brasileiro foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19), em Feira de Santana. Segundo informações do tenente-coronel Paulo Sérgio Brito comandante do 35º BI, o militar não saiu do alojamento para participar das atividades do dia e momentos depois foi encontrado morto com uma perfuração de bala no peito. O tenente disse ainda que não ouviu os disparos porque estava devido a quantidade de pessoas presentes em uma formatura no batalhão e informou que o major veio do batalhão de Crateús (CE), no mês de janeiro para a unidade de Feira de Santana. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado. A Polícia está investigando as causas da morte, trabalhando inicialmente com a suspeita de suicídio. (Central de Polícia)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

PASSEIO CICLISTICO ECOLÓGICO VOÇE NÃO PODE FICAR DE FORA

A sobremesa do seu restaurante feita pelo chef Arnor Porto

                         Arnor Porto - Sobremesas (100)
By
No último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Ibicaraí – interior da Bahia – registrou uma população de 24.272 habitantes. E foi nesse modesto município que Arnor Porto passou sua infância e trabalhou na área rural. Ao realizar a tarefa de colher o cacau que era produzido, Arnor jamais imaginava que, anos depois, ele estaria trabalhando com o mesmo ingrediente dentro de uma cozinha – sendo o considerado um dos melhores (senão o melhor) chefs pâtissiers do Brasil.
Antes de sua mãe falecer, Arnor fez uma promessa: nunca mais iria trabalhar “na roça”. De fato, o ibicaraiense passou por diversas cozinhas: começou no Copacabana Palace – começando como faxineiro de cozinha – ficou dez anos no hotel Emiliano e agora está com a Sweethings, sua nova empreitada, que, através de um serviço de outsorcing, fornece sobremesas para restaurantes.
Embora os tempos de trabalho na área rural tenham ficado para trás, muito do aprendizado do chef veio de Ibicaraí, inclusive o respeito para com os alimentos: “cabe a mim cuidar daquele ingrediente e oferecer a mesma qualidade do cara que o plantou”, afirma Porto
A INFOOD foi até a cozinha da Sweethings conversar com Arnor Porto. Além de contar sobre o seu novo desafio, o chef conta em entrevista exclusiva para o nosso site sobre o início da sua relação com a gastronomia, a importância da sobremesa em uma refeição e outras valiosas lições.

Trajetória
“Eu tenho quase 20 anos de profissão. Comecei trabalhando como ‘steward’, a pessoa que faz a limpeza da cozinha. Por seis meses, de madrugada no Copacabana Palace, ficava limpando a cozinha após os cozinheiros irem embora. Depois, surgiu uma oportunidade na cozinha, no Cipriani (restaurante italiano do hotel carioca). Eu pedi a oportunidade ao chef e ele me cedeu essa vaga na parte de confeitaria. Fiquei no Copacabana por cinco anos – quatro anos e meio na confeitaria e seis meses na limpeza. Depois disso, fui para Porto Seguro, na Bahia, onde comecei a trabalhar com confeitaria em um resort. Quatro anos mais tarde, eu vim para São Paulo e entrei no Hotel Emiliano – já como chef de confeitaria e padaria. Fiquei quase 10 anos lá. Depois desse tempo todo, estava me sentindo muito acomodado. Era um dos melhores hotéis, mas precisava de um desafio. Esse é o desafio: fornecer sobremesas para restaurantes. Meu foco agora é fazer algo de qualidade para o mercado de restaurantes, principalmente àqueles que não têm estrutura e nem querem investir em confeitaria. A maior parte não pensa na parte da confeitaria. Na hora de fazer a sobremesa, eles querem fazer algo que impressione, mas não têm estrutura. O foco é eliminar esse problema dos restaurantes e oferecer um produto de qualidade”.
Vida em Ibicaraí
“Eu trabalhava na área rural, no interior da Bahia (cidade de Ibicaraí), e tinha uma família muito humilde. Antes da minha mãe falecer, eu fiz uma promessa: nunca mais iria trabalhar na roça. Eu fui para o Rio de Janeiro e comecei a trabalhar no Copacabana Palace. Nunca tinha entrado em um hotel antes. Meu primeiro contato na cozinha foi com um italiano, e ele falou: ‘Baiano, vai lá: pega para mim um crouton (torradinha da salada)’. Na hora em que ele falou, saí correndo, peguei uma berinjela e um kiwi, achando que era o tal do crouton – eu nunca tinha visto essas coisas no interior da Bahia. Venho de um lugar muito pequeno, mas é lá onde nasci, onde vou todo ano, onde tenho os meus parentes”.
Infood - Arnor Porto15

Steward em Copacabana
“Tinha 18 anos e um filho quando fui para o Rio de Janeiro. Fui para lá porque era onde minha sogra morava. Quando cheguei no Copacabana Palace, eu ouvi: ‘a única vaga que tenho é de steward’. E eu pensei: ‘pô, steward, esse nome estranho, num castelo desses: vou ganhar dinheiro’. Me deram uma vassoura e um rodo e fiquei lá. Eu realmente estava precisando daquele trabalho. Tive um único professor, que era o chef executivo do Copacabana, o mesmo cara que me indicou ao Emiliano”.
Referências 
“Hoje há mais alguns chefs que não eram daquela época. Quando comecei, minhas referências eram o Francesco Carli, e o Laurent Suaudeau, que dispensa comentários. É um mestre. Esses dois eram os melhores. Hoje em dia, você tem o Alex Atala, a Helena Rizzo, a Roberta Sudbrack, várias pessoas que merecem um respeito muito grande”.
Curso
“Eu fui fazer curso depois de muito tempo – uns 12 anos de profissão – na escola de chocolate Valrhona (Lyon), em 2008. Foram 5 dias, tive aula com o sub chef do hotel Plaza Athenee de Paris. Comecei a trabalhar com o chocolate, que era considerado um dos melhores do mundo, e ganhei um curso nessa escola. E, antes disso, em 2007, participei de um concurso no Brasil, o World Chocolate Masters, onde ganhei como melhor sabor, melhor apresentação, melhor bombom. Mas, curso mesmo, foi esse na França”.
Gastronomia
“Sou fã da gastronomia em geral. Sou fanático por fazer a comida – não por comer. Gosto do preparo, da montagem, de colocar na mesa, de ver a satisfação do cliente. Em casa, gosto de brincar com o salgado, mas não faço nada de doce. Quando chamo os amigos, deixo o pessoal brincar na hora da sobremesa (risos)”.
Infood - Arnor Porto20
Chef Pâtissier
“O chef pâtissier tem que ser um cara que observa todos os detalhes. Ele é um especialista, tem que ter muita paciência para trabalhar em confeitaria. É muito difícil e diferente do que trabalhar na cozinha. Confeitaria é uma ciência exata: você tem que usar balança, receita.
Para o cara ser um ótimo chef, ele tem que ser um bom confeiteiro. Tem alguns chefs de cozinha que não sabem fazer doce. Eles não se dedicam a fazer. Para o confeiteiro se tornar cozinheiro é dois palitos. O oposto, porém, é muito complicado”.

O papel da sobremesa
“A sobremesa é o ‘gran finale’. Quando trabalhei no Emiliano, eu trabalhei com o Zé (José) Baratino. Nós trabalhamos juntos por quase 8 anos. Eu me preocupava em finalizar o jantar. Ele tinha a comida dele, em um nível altíssimo. Eu tinha que trabalhar para atingir esse nível. Preocupava-me em não passar o nível do chef, mas também em não ficar abaixo. Para mim, a sobremesa é o ‘gran finale’ de um jantar ou de um almoço”.
Infood - Arnor Porto19
Viagens
“Elas abriram muito a minha mente. Eu fui para a Itália e fiz algumas receitas que eu trouxe dos restaurantes duas, três estrelas Michelin de lá. Eu olhava o prato e criava a própria sobremesa na minha mente, mas sem aqueles ingredientes e aquela montagem. É uma riqueza muito grande que você traz na bagagem. Você vai lá fora e tem esse desafio”.
Trabalho no Emiliano
“Foi um trabalho muito difícil. Principalmente aqui no Brasil, o chef de cozinha manda em tudo. Confeitaria, cozinha, padaria. Lá no Emiliano, consegui o meu espaço. Havia um chef para a cozinha e um chef para a confeitaria. O chef da cozinha não se intrometia no trabalho da confeitaria. Aos poucos, o hotel foi sentindo isso. Quando o Baratino saiu, entrou um italiano. Virei para o dono e falei: ‘você quer que eu mude para uma sobremesa italiana?’. Ele respondeu: ‘não, a confeitaria é sua. Você faz dela o que você quiser’. O chef jamais chegava e falava que ele queria determinada coisa. Para mim, isso foi prazeroso demais. Foi um trabalho muito diferenciado. E, quando saí, avisei sobre a minha decisão seis meses antes. Eu queria deixar uma equipe pronta para assumir após a minha saída. Foi um trabalho longo, não queria que aquilo perdesse a qualidade”.
Infood - Arnor Porto24
Novo desafio
“Este está sendo um período bacana, desafiador e preocupante. Eu não sinto falta do Emiliano. Eu sinto saudade de finalizar a sobremesa, empratar e ver a satisfação do cliente na hora”.
Sweethings
“A ideia da Sweethings foi da noite para o dia. Eu estava me sentindo muito acomodado e não tinha nada o que fazer. Não tinha proposta alguma. Eu entrei numa segunda-feira,  às 11h da manhã, e pedi demissão do Emiliano, sem ter nada em mente. Tinha salário, uma liberdade muito grande, e eu joguei tudo isso para o alto. Dois meses depois, a minha sócia – Ana Gabriela Borges – foi lá, sem saber que eu estava saindo, e me fez uma proposta de abrir um negócio com ela para fazer sobremesas. Eu pensei: ‘essa mulher bonita vai querer fazer um brigadeiro, algo desse tipo’. Falei: ‘vou lá, fazer um brigadeiro para ela’. Quando a gente começou a procurar equipamentos, casas, e percebi que ela havia comprado um forno bacana, vi que não era só um brigadeiro (risos). Vi que precisava me preocupar 100% com o projeto. É o que estou fazendo agora. Saí do Emiliano no dia 26 de setembro. Dia 28 entrei aqui e não parei mais. Foram testes e mais testes. Fazendo, experimentando, testando de novo”.
Infood - Arnor Porto35
Um negócio do Arnor?
“Claro que penso em ter um negócio meu. Tem muita gente, inclusive, que pede isso. Que pergunta sobre quando eu vou abrir a minha loja. No Emiliano, as pessoas jantavam em outros restaurantes e algumas delas iam lá somente para comer a sobremesa”.
Desafios de empreendedor
“A minha dificuldade nesse negócio que a gente está lançando é que ele tem uma logística muito difícil. Você vai fazer a sobremesa chegar num certo nível depois de 30, 40, 50 dias congelada. Ela chega no restaurante do chef com a qualidade bacana, após pegar um trânsito de São Paulo, uma estrada”.

Infood - Arnor Porto10
Planos para o futuro 
“Meu plano é expandir o negócio. Fazer da Sweethings uma marca com força no mercado, abrir franquias. É continuar oferecendo qualidade, em grande quantidade e não deixar de ser artesanal. Eu começo todos os meus doces do zero”.
Qual é o segredo?
“Na verdade, eu não sei (risos). Eu me preocupo muito com a qualidade que eu posso ofecer, essa é a minha maior preocupação, além da beleza. Mas eu acho que todos esses prêmios que chegaram são resultado de um trabalho de muita consistência, de dez anos de um trabalho sério. Eu tenho um respeito muito grande em dar algo para uma pessoa comer, por ter vindo de uma família humilde e ter vindo da área rural. Cansei de acordar às 4h da manhã e estar lá, colhendo cacau, plantando, cortando mato. Eu sei a dificuldade que esses profissionais passam. Enquanto alguns estão dormindo, tem gente acordando às 5 horas da manhã para plantar tomate. E essa pessoa tem o carinho e respeito pelo ingrediente. Eu plantei e colhi cacau sem saber que trabalharia com ele no futuro. Quando ele chega, cabe a mim ter a responsabilidade de cuidar desse produto e entregá-lo em perfeito estado. Cabe a mim cuidar daquilo e oferecer a mesma qualidade daquele cara que plantou. Eu trabalho muito em cima disso: respeito com o alimento, principalmente porque ele vai para a mesa de um cliente que está pagando por aquilo e tem como obrigação receber um produto de qualidade. Cabe a mim fazer isso“.
Infood - Arnor Porto32
Serviço:
Sweethings
Email: contato@sweethings.net.br
Rua Tinhorão, 122- 01241-030
Higienópolis/ São Paulo- SP
Tel: 55 11 3441-2301

Por Vinícius Andrade
Fotos: Vitor Rocha 


Taxa de inscrição do Enem aumenta de R$ 35 para R$ 63


               
O reajuste da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passa de R$ 35 para R$ 63, foi confirmada nesta quinta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o valor anterior à mudança se mantinha desde 2004 – e a diferença corresponde à inflação acumulada no período. As inscrições para as provas começam no dia 5 de junho, na página específica e o pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 10 do mesmo mês, e a avaliação será realizada em outubro, de acordo com as regras divulgadas pelo MEC. No ano passado, 8,7 milhões dos candidatos eram pagantes, o equivalente a 26,48% dos inscritos. Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro afirmou que “ainda é uma taxa barata, e ainda há um grande conjunto de isenções”. Estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio na rede pública ou que comprovem renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182) tem direito a isenção da taxa. As regras divulgadas nesta quinta também afetam os faltosos: se o candidato faltar aos dois dias de prova, terá que pagar a inscrição, mesmo que seja beneficiado pela isenção. Em 2015, quase 29% dos inscritos não compareceram aos locais de avaliação.

Fonte: http://www.bahianoticias.com

Em 10 anos, Bahia sobe 11 posições e se torna 4º estado em número de mortes

Em dez anos, a Bahia subiu de 15º para 4º estado do país com maior número de mortes por armas de fogo. Segundo o Mapa da Violência 2015, divulgado nesta quarta-feira (13), 2.073 pessoas morreram em 2002, contra 5.147 em 2012 – um aumento de 248%. De acordo com o levantamento, feito pelo governo federal em parceria com a Unesco, a maior parte das unidades federativas do Nordeste apresentaram aumento dos números, com destaque para Ceará e Maranhão, onde o número de vítimas quadriplicou. 

Em relação aos municípios, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, se manteve em 1º lugar no ranking – com uma média comparada a zonas de guerra. Entre os cinco municípios com o maior número de homicídios por 100 mil habitantes, três são baianos: além de Simões Filho, há também Lauro de Freitas (3ª) e Mata de São João (5ª). Entre as 15 primeiras ainda estão Porto Seguro (7ª), Itabuna (11ª) e Itaparica (14ª).  O documento também traz uma relação dos óbitos ocorridos entre jovens, em que a Bahia também se destaca: a cada 100 mil habitantes, o estado registrou 342 mortes de jovens, o que o deixa em 5º lugar no país. Há, ainda, outras comparações assustadoras. Para cada baiana assassinada por arma de fogo em 2012, 17 baianos também morreram. 

A cada 100 mil habitantes, foram baleados 69,7 homens e 4 mulheres no ano. Já em relação à cor das vítimas deixa claro um problema histórico. Em 2003, foram mortos 114 brancos, contra 370 em 2012 - aumento de 324%. Já entre a população negra, foram 1.241 mortos em 2003 e 4.512. O número, que já era grande, aumentou 363%. Ou seja: para cada vítima branca, houve 12 negras. O Mapa da Violência começou a ser acompanhado em 1980 e, desta vez, focou nas mortes por arma de fogo. Em 2012, 70% dos homicídios foram provocadas por balas.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/172329-em-10-anos-bahia-sobe-11-posicoes-e-se-torna-4-estado-em-numero-de-mortes.html

O esperado show de Zé Lezin aontece nesta sexta-feira (15) em Ibicaraí

   "Noite do Riso" acontece, nesta sesta-feira, dia 15 de maio, às 21 horas, no Clube dos Quarenta - C40 - em Ibicaraí, o renomado humorista Zé Lezin, vem com um grande show que promete fazer todo mundo dar boas gargalhadas. Ele vem trazendo no seu lastro causos e piadas novas, e relendo algumas que o público geralmente cobra, o humorista Nairon Barreto, ou Zé Lezin, oferece além do humor escrachado uma bocado de estórias engraçadas que vem reunindo de algum tempo para cá. 
   A "Noite do Riso", é uma realização da "Nossa Entretenimento", o primeiro lote já acabou, mas você ainda pode garantir sua entrada no evento parcelando o valor em até duas vezes no cartão de crédito, na loja G7 do empresario Jair Ferreiras, já as mesas, poderão ser adquiridas pelo telefone: (73) 9153-1487 Antes e depois do show, haverá a apresentação de voz e violão. 
Conheça um pouco de Zé Lezin
   Nairon Barreto interpreta o mesmo personagem há 30 anos. Nascido em Patos, na Paraíba, Nairon é formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro. 
   Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo a partir de 1998 (quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total), da Rede Globo. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem de Zé Paraíba para Zé Lezin. A cada espetáculo, ele incorpora novidades, satirizando os acontecimentos importantes no cotidiano do Brasil.
Por Erasmo Barbosa (com informações de Romilso Ferreira)

Itabuna: PT já pensa em lançar Geraldo à Prefeitura

                         
    Com o desgaste do prefeito Vane da Renascer (PRB), que vem sendo pessimamente avaliado pela população, e a inviabilidade do mentor de sua candidatura, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) como opção à Prefeitura, o PT analisa seriamente a possibilidade de lançar o ex-deputado petista Geraldo Simões à sucessão municipal em Itabuna. 
   Geraldo, que já foi prefeito da cidade, perdeu a reeleição à Câmara no ano passado e ameaçou deixar o partido, agastado com a direção petista na Bahia e a articulação política do governador Rui Costa. Mas já há, nas duas instâncias, quem sugira uma reaproximação com ele como forma de o PT não perder espaços na região, onde começam a despontar nomes como o do deputado estadual Augusto Castro (PSDB).

Polícia baiana prende 25 bandidos que atacavam bancos

 Foto: Raul Golinelli / GOVBA
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), implantado em abril deste ano pela Governo do Estado, já realizou a prisão de 25 criminosos ligados a atentados contra instituições financeiras, especialmente a caixas eletrônicos, na Região Metropolitana de Salvador e no interior. O dado foi apresentado pelo subsecretário da Segurança Pública, Ari Pereira, durante reunião entre o governador Rui Costa e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Sérgio de Oliveira.
 Durante a reunião, que teve como objetivo discutir ações de combate a ocorrências envolvendo bancos, Rui informou que foi solicitado pelo Governo, e já está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, a criação de uma vara de execuções específica para processos envolvendo os crimes contra as instituições financeiras no estado.
 De acordo com balanço da SSP, 90 tentativas de assalto a bancos foram registradas desde o início de 2015, sendo 35 delas frustradas. No encontro, realizado na quarta-feira (13), o governador destacou a criação de um grupo de trabalho que envolve representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que está estabelecendo mecanismos de segurança para combater os crimes contra caixas eletrônicos, com foco, por exemplo, na ampliação do monitoramento por meios de câmeras.
 Rui deu início ao processo de entendimento para envolver a Febraban nas ações de combate a crimes contra banco e criou, na estrutura da SSP, as condições favoráveis a ampliação da ação policial nesta área. 

Foto: Raul Golinelli / GOVBA

Dilma avisa que vetará mudança no fator previdenciário

O governo está convencido de que não há como arcar com as despesas do fator previdenciário. Por isso, a presidente Dilma Rousseff já mandou avisar aos líderes que o caminho será vetar a proposta aprovada nesta quarta-feira (13) pela Câmara. Antes, porém, da tramitação da proposta no Senado, onde o governo ainda espera que haja alguma mudança, será acelerado o trabalho da comissão prometida pela presidente aos sindicalistas para tratar do tema. As reuniões do grupo, formado por representantes das centrais sindicais e do governo, devem começar em breve para discutir alternativas ao fator previdenciário. O governo quer acelerar as discussões na comissão para reduzir o desgaste do veto já prometido. O Ministério da Previdência está refazendo os cálculos sobre o impacto do fim do fator previdenciário nas contas públicas. O ultimo estudo, de 2012, mostra que o fim do fator geraria impacto de R$ 40 bilhões em dez anos e de R$ 300 bilhões em 20 anos. “Isso quebra a previdência”, disse um ministro. A comissão das centrais sindicais vai buscar uma proposta alternativa. (G1)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Infraestrutura abre futura avenida que ligará o centro a BR-415 em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura depois de recuperar cinco ruas no bairro Novo Horizonte, três ruas no bairro Bela Vista, duas ruas no bairro Sempre Viva (atrás do colégio João Batista), uma rua na Vila Felicidade, uma rua na Região do Andrezão, deu início ontem (segunda-feira, 11) a recuperação e alargamento do trecho de rua não pavimentada, com aproximadamente 600 metros, que liga a rua Frederico Maron até as casas populares (Vila Felicidade), atrás da Fábrica de Chocolate, denominada de Avenida Pedro Florentino do Nascimento.


De acordo com o Diretor do Departamento de Limpeza da prefeitura, Antonio Gomes Estrela (Toinho Estrela) essa futura avenida ligará o centro da cidade à Vila Felicidade e a BR-415, se tornando mais uma importante artéria da cidade. “As máquinas ficam metade do mês na zona rural e a outra metade na cidade. Durante esse período aproveitamos para abrir e recuperar ruas. Já recuperamos mais de 20 ruas por toda a cidade. Algumas dessas ruas estão dentro do convênio conseguido para calçamento”, disse Estrela.



https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Ibicaraí – Policiais da 63ª CIPM capturaram estelionatário com mandato de prisão federal


Texto André Luiz Evangelista Fotos ASCOM da 63ª CIPM
Na manhã desta quarta-feira (13), uma equipe da 63ª CIPM, que teve a frente os Tenentes PM Carlisson e Cerqueira e também o Aspirante PM Barbosa, que através do serviço de inteligência chegaram ate Joelcio Rodrigues dos Santos VULGO (JÓ) (34), também com identidades com nome de Jenilson Rodrigues dos Santos e Carlos Alberto Rodrigues dos Santos,   que tem mandato de prisão por parte da Policia Federal.
O mesmo possuía documentos com nomes diferentes, alem de esta em posse de vários cheques, e, um veiculo FIESTA prata placa policial DWK6 459.
Tudo leva a crer que o elemento estava pronto para aplicar um golpe em Ibicaraí, pois o mesmo já havia aplicado golpes por toda região sul da Bahia  mas foi frustrado pelos destemidos combatentes do crime e representantes da Policia Militar baiana por meio da 63ª CIPM/IBICARAÍ.

“É mais uma resposta que estamos dando para bandidagem, pois aqui em Ibicaraí eles os bandidos não se criarão, pois a tropa da 63ª CIPM está preparada para combater todo e qualquer tipo de criminalidade.” Disse o Major PM Josilton Antônio Nunes Lima.       



SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE