EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

terça-feira, 15 de julho de 2014

Curso pré-vestibular “Universidade Para Todos” completa seis anos em Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes


   Na noite de segunda-feira (14), na sala 02 do colégio estadual Celem, em Ibicaraí, aconteceu a aula inaugural do curso pré-vestibular Universidade Para Todos. O curso chega ao sexto ano consecutivo com um histórico de sucesso e aprovação, e é oferecido pelo governo do Estado da Bahia para mais de 20 mil alunos distribuídos em mais de 170 municípios baianos.
  O curso terá duração de seis meses, com aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno, e será ministrado no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (CELEM). Na abertura, estiveram presentes o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana; a Coordenadora Geral de Educação do Município, Dionei Alves Dias Cavalcante (representando o secretário de Educação Uildo Batista); a Coordenadora Pedagógica, Marize Alves de Oliveira; a Coordenadora do programa no município, Aliny Bastos; o professor da UESC, Marcelo Franco; além dos monitores do curso: Mariana Xavier, Biologia; Milana Aboboreira, Quimica; Cinthia Oliveira, Lingua Portuguesa e Literatura; Joel Gomes S. Neto, Inglês; Diego Fernando O. Santana, Matemática e Geografia; Josemar Souza, História.

PRIMEIRA AULA
  A aula inaugural teve início com a coordenadora do curso Aliny Bastos lendo uma mensagem para os alunos e, em seguida foi formada a mesa. Aliny falou sobre a importância do curso e pediu a dedicação de todos, lembrando que Ibicaraí, e os alunos ali presentes eram privilegiados por terem um curso pré-vestibular gratuito em nossa cidade. A coordenadora usou como exemplo 15 alunos de Santa Cruz da Vitória que irão fazer o curso e que precisam se deslocar diariamente para Ibicaraí.
   A Coordenadora Geral de Educação do município, Dionei Alves falou da busca de cada um por um futuro melhor e lembrou da importância das políticas públicas voltadas para a educação. Por último a coordenadora lembrou que é preciso ter dedicação, empenho e muita determinação para se conseguir os objetivos almejados.
   O prefeito Lenildo Santana lembrou que na época dele, como estudante, tudo era na base do improviso e que as universidades eram feitas única e exclusivamente para os ricos, pois o pobre não tinha esse tipo de oportunidade. Não existiam cursinhos pré-vestibulares gratuitos. “Hoje vocês têm, além do curso grátis, o uniforme e os livros. Na nossa época, só rico podia fazer pré-vestibular em escolas particulares e com isso diminuíam em muito as chances de um aluno do ensino público frequentar uma universidade. Hoje a história é outra. Nosso governo, tanto estadual como federal, tem uma preocupação com o aluno da escola pública e esse cursinho é a prova disso. Além do curso, vocês têm farda e livros (quatro módulos gratuitos). É preciso que vocês valorizem as oportunidades dadas. Não desistam, usufruam desse momento. Antes o curso superior eram um status, hoje é uma obrigação para entrar no mercado de trabalho”, finalizou o prefeito.

OBJETIVO
  O objetivo do curso pré-vestibular Universidade Para Todos é tentar garantir que estudantes que concluíram o segundo grau em escolas públicas tenham mais chances de ingressar em uma universidade e fazer um curso superior.

CONVÊNIO
O convênio firmado entre o Governo do Estado e a UESC foi de disponibilizar mais de três mil vagas para a região cacaueira, sendo 50 vagas para Ibicaraí. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter concluído o ensino médio em escola pública ou estar cursando o 3º ano do ensino médio regular ou 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na rede pública da sua cidade. Cada aluno aprovado recebeu gratuitamente camisa e quatro módulos do curso.

DISCIPLINAS
A grade curricular é formada pelas disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além de História e Geografia. Os responsáveis pelas aulas são monitores, que podem ser alunos de graduação ou pós-graduação de universidades estaduais ou federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE