Mais de 100 índios da tribo pataxó Hã hã hãe ocupam o Colégio Municipal José Onório, em Itaju do Colônia, cidade no extremo sul da Bahia, desde a terça-feira (29). O parque de exposições, um outro parque onde há provas de competições com cavalos e uma creche também foram ocupados.

A prefeitura também retirou todo o material que estava dentro da unidade de ensino por causa da ocupação. “Tiramos carteiras, computadores, fichas de alunos, documentos”, disse Ednaldo Martins.
Os índios alegam que a área onde foram construídos os parques, a creche e a escola pertence a eles e dizem que só vão desocupar os locais invadidos depois que a prefeitura retirar todos os moradores das áreas.
Segundo o prefeito de Itaju do Colônia, um pedido de reintegração de posse já foi encaminhado ao Ministério Público Federal em Ilhéus.
O chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itaju do Colônia, Jovanildo Vieira, informou ao G1 que a área ocupada pelos manifestantes, localizada no bairro de Parque dos Rios, o mais populoso da cidade, é indígena. Vieira afirmou ainda que foi passado um relatório para a Coordenadoria Regional da Funai em Eunápolis, que vai avaliar a situação para tomar as providências necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário