EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SEBRAE CONTEMPLA 12 EMPRESAS DESTAQUES NA BAHIA

PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE SEBRAE CONTEMPLA 12 EMPRESAS DESTAQUES NA BA



Foto: AG SEBRAE
Os contemplados com MPE Brasil em festa no Espaço Unique
Depois de meses de consultoria e avaliação, chegou a hora de saber quais são as grandes vencedoras do Prêmio MPE Brasil 2011. Das 25 finalistas, 12 foram contempladas em oito categorias. O resultado foi anunciado na noite desta quinta-feira , no Espaço Unique, em Salvador.

Na categoria "Agronegócio", a vencedora foi a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça. A empresa Auto-Peças Jacobina recebeu o prêmio na categoria "Comércio". Já em "Serviços de TI", a Open System Informática, de Salvador, foi a grande vencedora. "Responsabilidade Social" outra empresa de Salvador foi contemplada, a Esferaquatro Consultoria.

A disputa estava tão acirrada que, nas outras quatro categorias, mais de uma empresa foi premiada. O Laboratório de Análises Clínicas, de Irecê, e o Laboratório Gontijo Guimarães, de Eunápolis, receberam o prêmio na categoria "Serviços de Saúde". Na categoria "Inovação", mas uma vez, a Open System Informática foi contemplada, juntamente com as empresas Lacerda Consultoria e ITS Viagens e Turismo, ambas de Salvador.

Já em "Serviços de Turismo", as vencedoras foram a Adventure Hotéis, de Lençóis, e a Centrotur, de Mata de São João. Por fim, na categoria "Outros Serviços", foram contempladas a Durval Corretores de Seguro, de Jacobina, a Exitum Consultoria, de Salvador, e mais uma vez, a Lacerta Consultoria.

O empresário Durval Dias de Souza, da Durval Consultoria, mostrou como a busca incessante pela excelência pode ser o caminho, também, para dar a volta por cima. Ele lembrou que em 2001 abriu um empreendimento de locação de carros em Jacobina. Inexperiente, com 23 anos, acabou não desenvolvendo o negócio, acumulando uma dívida de quase R$ 100 mil. "Eu e minha esposa tivemos que nos virar em vários empregos para quitar a nossa dívida e começar de novo", afirmou.

Depois da experiência do insucesso, Durval e a sua esposa, Iara Queiroz Souza, decidiram agir com mais cautela, mas sem abandonar o sonho de ter o próprio negócio. "Essa premiação de hoje é um grande estímulo para seguirmos em frente, sempre buscando o conhecimento necessário para atingir a excelência nos nossos serviços. E essa busca deve ser contínua", declarou.

A supervisora administrativa da Open System Informática, Adriana Fontes, ficou surpresa com a premiação em duas categorias. "Estar entre os finalistas já foi uma grande vitória para nós", destacou. Ela foi à premiação representando o diretor da empresa, Adriano Aquino, que estava em viagem de negócios. Mas, como não podia deixar de ser em um empreendimento do setor de TI, a tecnologia permitiu que Adriano se fizesse presente através de uma videoconferência por meio de um tablet.

A Bahia bateu recordes no Prêmio MPE Brasil 2011. Foram 6.445 empresas inscritas na premiação, ultrapassando em 14% a meta estipulada pelo Sebrae Nacional para o Estado. Dessas, 3.116 preencheram os questionários de autoavaliação, o que equivale a 48% do total de inscritas. Em 2010, apenas 19% das empresas preencheram o questionário. Nesse contexto, a Bahia ficou em segundo lugar no ranking nacional de empresas inscritas, estando atrás de Santa Catarina, que teve 6.784 inscrições. Em termos de preenchimento de questionários, o Estado ficou em terceiro, depois do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Os números do Prêmio MPE relativos à Bahia foram apresentados pelo superintendente do Sebrae, Edival Passos. Além de exaltar o desempenho do Estado nesta edição, ele lembrou que duas empresas baianas haviam sido premiadas na etapa nacional, em 2009. "Foi uma grande conquista, sendo que a Bahia e o Rio Grande do Sul, naquela ocasião, foram os únicos Estados a terem ganhadores em duas categorias", disse. Para Edival, os resultados apresentados mostram que os empresários baianos estão, cada vez mais, em busca da excelência na gestão. "A iniciativa de participar do prêmio por si só já é uma decisão acertada para quem quer aprimorar o gerenciamento do negócio", concluiu.

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, ressaltou a importância das parcerias institucionais firmadas para atender as micro e pequenas empresas. "Iniciativas como essa permitem que os empresários se autoavaliem e busquem, por meio das orientações necessárias, o melhor caminho para melhorar a sua gestão", disse. Lauro destacou ainda que as empresas finalistas foram reconhecidas pelos seus procedimentos de gerenciamento acertados dentro das atividades que exercem. "Esse tipo de reconhecimento traz consequências positivas para as micro e pequenas empresas", avaliou o diretor.

O Prêmio MPE Brasil é um convênio firmado entre Sebrae, a empresa Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Na Bahia, o Sebrae também conta com a parceria da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC) e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). As empresas que participam têm a possibilidade de realizar uma autoavaliação, recebendo, em seguida, um relatório elaborado por um consultor, no qual são apontados pontos fortes e fracos de sua gestão. Agora, os empresários disputam a etapa nacional, cujo resultado será divulgado no fim do primeiro trimestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE