EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ibicaraí: UFSB APRESENTA PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO NO CELEM


    Na terça feira, dia 20 de maio, aconteceu no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães – CELEM – Ibicaraí, reunião de apresentação da proposta de funcionamento do Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

    O encontro contou com a presença dos professores da USFB Sandro Tavares e Francesco Ancelot, da Direção do Celem na pessoa da vice-diretora Iaciara Dias, da Diretora da Direc professora Rita Dantas, da Secretária de educação de Santa Cruz da Vitória professora (ver nome) e representando a educação municipal o Secretário de Educação de Ibicarai Profº Uildo Batista, o Diretor do Colégio Estadual Eduardo Spinolla Profº José Carlos, alem de outras autoridades locais e de cidades circunvizinhas e uma grande massa de alunos de Ibicarai, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitoria e Itajú do Colônia.
    Na oportunidade os docentes da UFSB, explanaram sobre todo o funcionamento dos cursos que serão ministrados por esta instituição, como: acesso a universidade, desenrolar dos Bacharelados e das Licenciaturas Interdisciplinares – UBI e ULI. No primeiro momento os Colégios Universitários – CUNIs. farão o papel de direcionadores dos cursos definitivos das chamadas Grandes Áreas, ou seja, o discente terá toda a orientação nos CUNIs. para saber exatamente qual curso seguirá em carreira profissional, assim que o mesmo for conduzido aos campi definitivos que estão alocados nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, separados por áreas de conhecimento:
    “Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) compreendem cursos de graduação plena, com duração de três a quatro anos, oferecidos em quatro grandes áreas de formação: BI em Ciência & Tecnologia; BI em Artes; BI em Humanidades; BI em Saúde. Trata-se de uma modalidade de formação superior caracterizada como modular, progressiva, flexível e polivalente”.Explicou o professor Sandro Tavares.

   A UFSB conta com atualmente com 13 CUNIs. espalhados em vários municípios do Território de Identidade Litoral Sul. No ensejo a Diretora da Direc 7 Profª Rita Dantas mostrou a importância da cidade de Ibicarai estar sendo contemplada com um Colégio Universitário no CELEM, representando assim o grande desafio da própria região Sulbahiana. “A chegada de uma Universidade Federal para nossa região era tido com um sonho, uma promessa de campanha política nunca cumprida por governantes anteriores, coube ao ex.presidente Lula a disseminação de universidades federais em todo país e hoje é uma realidade firmada pela atual presidenta Dilma Roussef”. Afirmou a profº Rita Dantas.
    “Falta-me palavras, devido a explosiva emoção que toma conta do meu eu neste exato momento. È algo que nos deixa carregada de orgulho e entusiasmo a vinda de um Colégio Universitário para Ibicarai, anexado a uma Universidade Federal”.Conclamou a professora e vice-diretora do Celem Iaciara Dias.
    “Como professor fundador do Celem, vejo-me na obrigação de motivar meus alunos a ingressarem neste processo. Vou ser eternamente grato a presidenta Dilma, aos deputados Geraldo Simões e Rosemberg Pinto e um agradecimento especial ao prefeito de Ibicarai Lenildo Santana, que junto comigo via essa ação tão distante da nossa realidade. Mas os esforços de todos que desejam ver a região sul da Bahia, mais forte e valorizada, e nunca deixou de sonhar que a vinda de uma Universidade Federal com expansão de Colégios Universitários para atender os anseios dos nossos cidadãos fosse um dia concretizado.
    Que Deus abençoe em sua grandeza esse projeto e que nós Sul baianos e em especial Ibicarienses estejamos orgulhosos, pois agora a chegada da UFSB é uma realidade. Acredito que possa existir alguém tão entusiasmado quanto eu, porem, mas do que eu é impossível” . Emocionado, enfatizou o Secretário de Educação de Ibicarai profº Uildo Batista.

Texto: Uildo Batista fotos: Igor Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE