Vice-prefeito também foi condenado em decisão da Justiça Eleitoral.
Recurso será interposto até sexta-feira. Cidade fica na região sul.
A prefeita de Floresta Azul, cidade ao sul da Bahia, teve mandato cassado pela Justiça Eleitoral, de acordo com decisão publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Eletrônico de Justiça. Sandra Maísa Balduíno Cardoso Marcelino, a Dra. Sandra (DEM), e Jaconias Gusmão de Aguiar (PMDB), vice-prefeito, foram denunciados por compra de votos e ficam inelegíveis por oito anos, determinou o juiz eleitoral Alysson Camilo Floriano da Silva. Cabe recurso.
Na decisão, o juiz pede a convocação de nova eleição para os cargos de prefeito e vice da cidade e solicita a data ao próprio TRE. O presidente da Câmara Municipal deve assumir o cargo até a nova votação.
"A sociedade brasileira está indignada com os exemplos cotidianos dos maus políticos na gerência da coisa pública e no exercício da representação popular. Alguns são eleitos sob manto de fraudes, comprometendo-se com propósitos únicos que não aqueles de interesse público, difundidos em campanha, e que deveriam autenticar a legitimidade do processo democrático", justificou.
A ação tramita desde abril de 2012. O magistrado aponta, por exemplo, que eleitores receberam 1.900 blocos de cerâmica, camisas e santinhos, no mês de outubro daquele ano, época de eleições municipais. Um dos eleitores, afirma a decisão, recebeu R$ 500 em troca de votos.
"É incontendível a ocorrência de captação ilegal de sufrágio, o que representou abuso do poder econômico praticado por Sandra Maísa e por Jaconias Gusmão", afirma o juiz. Da Silva explica que abuso é a forma de "aliciamento ilegítima do eleitorado, ferindo a igualdade na disputa, a liberdade do sufrágio, deslegitimando, por conseguinte, as eleições".
De acordo com Jaconias Gusmão,Sandra Cardoso está em Salvador com os advogados decidindo sobre o recurso. O vice afirma que vai levar toda a documentação para a capital baiana para entrar com o recurso até a sexta-feira (28)
Rede Bahia
Rede Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário