EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

sábado, 24 de agosto de 2013

Cajueiro Velho - Programa Mais Educação entrega 50 kimonos, 1 tatame e 25 violões

Texto: Antonio Lima – Fotos: Raimundo Gomes


A Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí, através da Coordenadoria de Atividades Esportivas, realizou na manhã de quarta-feira (21), no distrito de Cajueiro Velho, no salão de reuniões da Igreja Católica de São Jorge, a entrega de 50 kimonos, 1 tatame e 25 violões do Programa Mais Educação, do Governo Federal, aos alunos do Colégio Olavo Bilac. Na oportunidade, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Ângela Santana; a secretária de Educação, Fabiane Lira; o secretário de Cultura, Lula Sampaio; o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Ildemar Lopes; a coordenadora do Programa Mais Educação no município, Marise Oliveira; o diretor de Esportes, Josevan Dias; o professor de Karatê, Manoel Messias; a diretora do Colégio Olavo Bilac, Thiara Alves; a coordenadora Adriana Oliveira; pais e alunos da rede municipal de ensino. O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, é uma forma de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. No distrito do Cajueiro, o projeto oferece aulas de Karatê através do professor Manoel Messias, todas as quartas-feira, no salão do Mercado Municipal, no horário matinal das 10:00 às 12:00, e vespertino das 13:00 às 16:00hs, para 35 crianças com idades entre 4 e 12 anos. O professor de violão Mateus Barbosa ministra aulas de música nas segundas-feiras, no Colégio Olavo Bilac, para 12 crianças da mesma faixa etária. Antecedendo a entrega dos materiais, foi realizada uma oração de louvor por todos os presentes e em seguida a coordenadora do Programa Mais Educação, Marise Oliveira, usou da palavra, ”É muito importante que vocês que são pais continuem incentivando os seus filhos a manter esse Programa, que só beneficia o aprendizado das crianças que estão em formação de vida”, disse Marise. Em seguida, falou o presidente da Câmara de Vereadores, o popular Dema, que disse, ”Eu sou filho daqui e adoro essa terra. Estarei sempre pronto para ajudar as crianças daqui, pois eu quero ver mais pessoas daqui se destacando no cenário municipal, estadual, nacional e ate mundial, se possível”. 

A secretária de Assistência Social, Ângela Santana, falou da importância do poder público em ajudar esse tipo de iniciativa, por oferecer, além do esporte em si, condições para que os adolescentes se mantenham ocupados, desviando assim a atenção para coisas ruins, que a ociosidade possa oferecer. Ainda segundo a secretária, com aulas de violão e karatê, os alunos desenvolvem a efetividade e integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade. “O projeto busca diminuir a ociosidade, a obesidade, através de método pedagógico utilizando-se das estratégias de ensino desportivo”, disse Ângela. De acordo com Lula Sampaio, secretário de Cultura, o Programa Mais Educação é de extrema importância, pois desenvolve as habilidades motoras, psíquicas e físicas da criança. “A aula de karatê auxilia na concentração, na obediência às regras e na disciplina do aluno. A auto estima do aluno fica muito mais valorizada, pois a competência e influência dos professores de karatê e de música interfere muito nas relações pessoais e comportamentais dos alunos dentro da escola”, enfatizou Lula Sampaio. A secretária de Educação, Fabiane Lira, durante seu pronunciamento de encerramento disse que: “Ninguém faz nada sozinho, quando todos caminham na mesma direção o resultado só pode ser 

satisfatório. É nessa idade que temos que começar a investir nas nossas crianças, para que possamos ajudar na formação do nosso homem do futuro”, concluiu Fabiane Lira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE