EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de julho de 2011


Chuvas afetam 16 cidades do RS

Cerca de 2.000 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Estado



chuvas rs


De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 16 municípios do Estado já foram atingidos pelas chuvas desde a última quarta-feira (20). Segundo dados desta quinta-feira (21), já são cerca 2.000 pessoas desalojada ou desabrigadas. Duas cidades já enviaram aviso para a defesa comunicando que entrarão em situação de emergência.

A previsão para as próximas 24 horas é de chuva forte, acima da média normal e que mais de cem municípios sejam atingidos. A região mais atingida  é a do Vale do Paranhana, que é banhada pelos rios Cai e Sinos.

A cidade com maior número de pessoas afetadas é Igrejinha, que teve cerca de 300 famílias retiradas de suas casas. Em Parobé, 180 pessoas tiveram que deixar suas casas, devido a cheia do rio Paranhana, que está 6 m acima do nível. Novo Hamburgo, na área metropolitana de Porto Alegre, teve 260 pessoas desalojadas.

Na serrana Caxias do Sul, o desmoronamento do barranco sobre uma residência deixou um bebê de um ano e dois meses soterrado. A criança foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital Pompeia, em Caxias, onde se recupera.

Um grande alagamento atingiu o bairro Santa Maria, em Taquara. No início da manhã, a água havia entrado em mais de 80 casas. No entanto, os moradores não querem deixar as residências e caminhões estão a postos para retirar as famílias.

Em São Sebastião do Caí, o rio Caí está em 11,65 m acima do nível normal e cem famílias das regiões mais próximas às margens já foram retiradas. A expectativa do coordenador da Defesa Civil da cidade, Jonas Wust, é que a cheia deste ano seja superior a de 2007, quando 60% dos moradores (cerca de 13,2 mil pessoas) tiveram de ser removidos. Para dificultar a situação, o trabalho de retirada da população foi feito às escuras, porque a cidade ficou sem luz durante toda a madrugada. Para as próximas horas, Wust acredita que o rio chegue a 14 m acima do nível normal.

Em Passo Fundo, no norte do Estado, pelo menos dez famílias com moradias próximas as margens do rio Passo Fundo, na rua Manoel Portela, tiveram que ser removidas no início da manhã desta quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros devido ao desmoronamento do barranco numa das margens do rio.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas choveu 121 milímetros em Santo Augusto, 115 milímetros em Santa Rosa, 114 milímetros em Bento Gonçalves, 106 milímetros em Soledade, 98 milímetros em Canela e 91 milímetros em Lagoa Vermelha.
A chuva já está diminuindo. Com a frente fria que se aproxima do Estado e atinge a região com mais intensidade na sexta-feira (22), a precipitação deve diminuir.
R7.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE