Menos da metade das vagas oferecidas na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizada em janeiro, foram preenchidas na primeira chamada. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Ministério da Educação(MEC), obtidos via Lei de Acesso à Informação. No Sisu realizado em janeiro foram oferecidas 171.401 vagas. Na primeira chamada, apenas 76.204 estudantes convocados (44% do total) fizeram a matrícula nas universidades federais e institutos tecnológicos.
De acordo com os dados, 95.197 das 171.401 vagas (56% do total) não foram ocupadas e acabaram sendo oferecidas novamente na segunda chamada. O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos para os cursos de graduação em universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. O sistema tem duas edições por ano. A do primeiro semestre é realizada em janeiro. A edição do segundo semestre de 2014 do Sisu abrirá inscrições na próxima segunda-feira (2). Para participar, é preciso ter feito o Enem de 2013. Pelas regras do sistema, após essa segunda convocação, ainda feita automaticamente no site do Sisu, cada instituição chama os candidatos da lista de espera de acordo com o número de vagas ainda remanescentes.
O índice de 44% de vagas preenchidas na primeira chamada foi maior do que a do Sisu do primeiro semestre de 2013, quando 41% das 129.319 vagas foram preenchidas na primeira convocação. Em 2012, 56,4% das vagas do Sisu ficaram em aberto após a primeira lista de aprovados. O levantamento obtido pelo G1 mostra que em 1.108 cursos, ou 23,4% do total, as vagas preenchidas não ultrapassaram 25% das oferecidas. Paulo Speller, secretário da Educação Superior (Sesu) do MEC, não considera baixo o número de matrículas feitas na primeira chamada. "A expectativa é essa mesmo. O que interessa para nós é o final do processo, quanto mais vagas preenchidas melhor", afirma. "Em 2013, 94% das vagas foram ocupadas nas duas chamadas, sem contar a lista de espera. Os números deste ano ainda estão sendo fechados. Mas a série história do Sisu vai nessa direção", diz Speller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário