EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sisu do 1º semestre só preencheu 44% das vagas na primeira chamada

   Menos da metade das vagas oferecidas na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizada em janeiro, foram preenchidas na primeira chamada. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Ministério da Educação(MEC), obtidos via Lei de Acesso à Informação. No Sisu realizado em janeiro foram oferecidas 171.401 vagas. Na primeira chamada, apenas 76.204 estudantes convocados (44% do total) fizeram a matrícula nas universidades federais e institutos tecnológicos. 
   De acordo com os dados, 95.197 das 171.401 vagas (56% do total) não foram ocupadas e acabaram sendo oferecidas novamente na segunda chamada. O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos para os cursos de graduação em universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. O sistema tem duas edições por ano. A do primeiro semestre é realizada em janeiro. A edição do segundo semestre de 2014 do Sisu abrirá inscrições na próxima segunda-feira (2). Para participar, é preciso ter feito o Enem de 2013. Pelas regras do sistema, após essa segunda convocação, ainda feita automaticamente no site do Sisu, cada instituição chama os candidatos da lista de espera de acordo com o número de vagas ainda remanescentes. 
    O índice de 44% de vagas preenchidas na primeira chamada foi maior do que a do Sisu do primeiro semestre de 2013, quando 41% das 129.319 vagas foram preenchidas na primeira convocação. Em 2012, 56,4% das vagas do Sisu ficaram em aberto após a primeira lista de aprovados. O levantamento obtido pelo G1 mostra que em 1.108 cursos, ou 23,4% do total, as vagas preenchidas não ultrapassaram 25% das oferecidas. Paulo Speller, secretário da Educação Superior (Sesu) do MEC, não considera baixo o número de matrículas feitas na primeira chamada. "A expectativa é essa mesmo. O que interessa para nós é o final do processo, quanto mais vagas preenchidas melhor", afirma. "Em 2013, 94% das vagas foram ocupadas nas duas chamadas, sem contar a lista de espera. Os números deste ano ainda estão sendo fechados. Mas a série história do Sisu vai nessa direção", diz Speller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE