EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PM instaura inquérito para investigar morte de adolescente atropelado em Itabuna

Policiais envolvidos no caso foram afastados. Segundo população, rapaz foi perseguido e atropelado por viatura da PM

Um inquérito vai investigar se o adolescente que morreu atropelado em Itabuna, no sul da Bahia, neste domingo (16), foi atingido por uma viatura da Polícia Militar da região. Em uma nota enviada à imprensa, o comando da PM Regional Sul lamenta o ocorrido e diz que os quatro policiais envolvidos no caso foram afastados do trabalho nas ruas enquanto durar o inquérito.
ReproduçãoO acidente aconteceu ontem, quando Nadson Pereira de Almeida, 14 anos, morreu depois de não parar em uma abordagem policial, resultando em perseguição - ele estava em uma moto sem capacete. Depois do caso, moradores do bairro Lomanto ficaram revoltados e chegaram a queimar um ônibus em protesto.

Segundo o 15º Batalhão da Polícia Militar, depois da morte de Nadson Pereira de Almeida, os moradores queimaram pneus e madeiras e fecharam a avenida Antonio Carlos Magalhães, principal via do bairro, que só foi desobstruída com ajuda do Batalhão de Choque. Logo depois, um ônibus foi incendiado perto de um viaduto no entroncamento das BR-415 e 101. Houve tensão no local. "Houve uma perseguição a esse menor, mas não sabemos se ele morreu ao se chocar com o veículo (viatura) por conta da queda, se o veículo se chocou com ele. Logo que o fato aconteceu já houve uma manifestação popular e a Polícia Militar teve que parar para conter a multidão, que já queimava ônibus, invadiu o pátio da secretaria, subtraiu algumas motos", explica o comandante Ubiraci Barbosa, do 15º BPM.

O caso foi por volta das 11h da manhã de hoje. A pista ficou interditada pelo protesto até por volta das 14h. O Batalhão de Choque, que está baseada na cidade para ajudar em conflitos na região de Buerarema, foi ao local para ajudar na liberação da via, assim como as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. A BR-101 também chegou a ser fechada, mas foi liberada - na mesma rodovia, um ônibus foi apedrejado e passageiros tiveram que deixar o veículo às pressas.



Depois de fechar o trânsito na avenida, populares ainda queimaram 11 carros no pátio da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura. Eram tanto carcaças abandonadas quanto alguns carros que iriam a leilão. No local, também foram queimadas 10 motos e outras 20 desapareceram.O comandante diz que a guarnição já está levantando detalhes sobre o caso. Por conta dos atos de vandalismo no domingo, 14 pessoas foram detidas. Além de queimar ônibus e carros, o grupo ainda jogou objetos em viaturas da PM. "Temos que registrar que esse fato foi uma fatalidade. Todos estamos muito sentidos com a morte do garoto", garante Ubiraci Barbosa.

O corpo de Nadson foi sepultado às 16h desta segunda-feira (17), no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Ainda de acordo com o comandante, o resultado do inquérito sobre a morte do adolescente deve sair em até 30 dias.

Leia abaixo a nota enviada pelo comando da PM

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comando de Policiamento Regional Sul - CPRS, vem por meio deste, prestar esclarecimento à população regional sobre o acidente ocorrido na manhã deste domingo (16), no bairro Lomanto em Itabuna- BA, envolvendo uma viatura da Polícia Militar e o adolescente Nadson Pereira.

Os Policiais Militares estavam realizando uma blitz de rotina na região do bairro Lomanto a fim de reprimir roubo de veículos e ação de assaltantes que utilizam motocicletas, pessoas que portam armas e traficantes de drogas. O adolescente Nadson Pereira furou o bloqueio policial e empreendeu fuga quando ocorreu o acidente.

Existem duas versões para o fato, a primeira consta que o jovem estava em alta velocidade e perdeu o controle da moto, colidindo com um veiculo que estava parado. Outra versão aponta que a viatura atropelou Nadson logo após ele ter empreendido fuga, em alta velocidade pelas ruas do bairro, perdendo o controle da moto, colidindo com um veiculo e caído.

Nas duas situações a viatura parou logo em seguida acionando o SAMU para prestar os primeiros socorros. Devido ao clima de revolta que se instalou naquela rua, onde foi verificado, juntamente com a agressividade da população, arremesso de pedras, pessoas portando combustível com ameaças de incendiar as viaturas da PMBA e do SAMU, chegando a incendiar vários veículos, um ônibus na BR 101, invadir a SETRANS e promoverem diversos atos de vandalismo.

Todos os Policiais Militares lamentam o fato ocorrido, qualquer vida perdida é motivo de tristeza e indignação por todos nós que somos preparados para proteger vidas. Os policiais envolvidos no ocorrido encontram-se recolhidos como medida preventiva e foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos, cujo responsável é o Major PM Damásio.

Itabuna-BA, 17 de fevereiro de 2014."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE