Andar de carro antigo talvez seja a melhor maneira de voltar no tempo, mas certamente não é a mais ecológica. A empresa alemã Karabag fez sua parte ao ligar umFusca 1997 na tomada, trocando o motor a combustão por um elétrico.
Chamado de Reevolt e-Kaefer, o besouro ecológico custa 11 400 euros (34 000 reais) e quase não tem barulho de motor. Com a conversão, ele passou a pesar 850 kg, 80 deles provenientes da bateria. O motor elétrico proporciona 35,4 cv de potência e 15,2 mkgf de torque, com velocidade máxima de 105 km/h e autonomia de 120 km. Por enquanto, o modelo só é vendido na Europa e não tem previsão de chegar ao Brasil.
Mas por aqui também é possível transformar o próprio carro ou até um antigo em elétrico. A mineira Electro, sediada em Uberlândia, oferece a conversão completa a partir de 29 000 reais, para o veículo equipado com baterias de chumbo-ácido, com autonomia de 70 km. Para as baterias de íons de lítio, a autonomia é de 150 km, com preços que chegam a 69 000 reais. "Também temos as de íons de lítio de alta performance, com 400 km de autonomia e custo de 110 000 reais", diz o dono da empresa, Maurício dos Santos. O empresário, que tem um Palio Fire elétrico, afirma que pretende construir uma fábrica com incentivos da prefeitura de Uberlândia (MG), onde quer produzir um carro movido a eletricidade do mesmo porte do Smart.
O engenheiro Elifas Gurgel, que converteu seu Gol em elétrico, já está negociando um financiamento para abrir a própria fábrica, mas apenas para produção dos kits de conversão. A previsão é que eles custarão entre 13 000 e 30 000 reais
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