
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

O prefeito Lenildo Santana falou da importância de inserir a criança em uma atividade esportiva durante o processo educacional e da preocupação do seu governo com a melhoria da educação no município durante a sua gestão. “É importante que a criança, além de boa educação, tenha uma atividade esportiva no seu dia a dia. O Programa Mais Educação tem nos ajudado nesse sentido”, disse o prefeito.
Segundo a secretária de Educação Fabiane Lyra, a inserção de atividades esportivas tem ajudado muito no desempenho dos alunos, como mostra o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deu em 2011 a nota 3,7, com um crescimento de 19% acima do projetado pelo Ideb, que esperava um crescimento de 2,6 para 3,1. “Alcançamos números expressivos previstos para 2015 pelo Ideb, tudo isso é fruto de muito trabalho”, disse a secretária.
Marise Alves de Oliveira disse que já foram entregues 150 kimonos e 60 uniformes de capoeira, de um total de 250 kimonos que serão entregues em diversas escolas municipais. “Além do Colégio Léa Galrão, nós já entregamos nos colégios Gilberto Amado, Ressurgir, Olavo Bilac (distrito do Cajueiro) e o Ramiro Berbert. Além de 60 uniformes de capoeira que entregamos 30 no colégio Gilberto Amado e 30 no colégio Natércia Kauark”, disse a coordenadora do Mais Educação.

Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.


Arnold Coelho
9123-2417
Nenhum comentário:
Postar um comentário