Isto é o que dispõe projeto de lei do
deputado peemedebista Pedro Tavares (PMDB), que justifica a proposição citando
a Constituição Federal e amparado no fato de que,"não raro, o consumidor
espera muito tempo para ter sua pretensão inicial atendida no SAC por telefone,
trazendo-lhe, para além de um grande desgaste e irritação, ainda prejuízos
econômicos pelo custo dessas ligações que, em verdade, não oferecem qualquer
produto ou serviço novo ao consumidor, mas sim apenas o cumprimento de um dever
consumerista estabelecido no respectivo Código de Defesa".
E, em assim sendo, continua,
"traz-se aqui a presente proposta, fazendo com que as empresas
responsáveis forneçam o SAC por telefone em caráter absolutamente gratuito, sem
qualquer custo de ligação para o consumidor, o que trará, certamente, até mesmo
maior agilidade no atendimento por questões de economicidade para todos".
Pelo projeto, "o atendimento gerará protocolo que constituirá documento
válido para qualquer reclamação posterior" e o não cumprimento destas
obrigações enquadrará as empresas prestadoras de produtos ou serviços nas
sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: Diário Oficial
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