Loiola usava laranja na Máfia do Consignado.
O ex-presidente da Câmara Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola (PSDC), usou a empregada doméstica Vanderléia Ribeiro dos Santos como laranja para cometer fraude e obter empréstimo consignado no Banco do Brasil.
A doméstica prestou depoimento ao promotor público Inocêncio de Carvalho, responsável pelas investigações do esquema que causou rombo de mais de R$ 2,8 milhões na rede bancária em Itabuna, segundo relata a edição online d´A Região.
O empréstimo consignado em nome de Vanderléia foi obtido no Banco do Brasil. Sob o argumento de que iria regularizar o INSS da empregada doméstica, a esposa de Loiola, Poliana Santos Barreto, usou os documentos da vítima para abertura da conta. A vítima foi levada à agência do BB para abrir conta e obter o cartão magnético para movimentação bancária.
Além de abertura de conta, a promotoria pública descobriu que Vanderléia foi nomeada servidora da Câmara e exonerada no mês seguinte. Nomeada assessora do legislativo, Vanderleia poderia obter em seu nome o empréstimo consignado. Após a exoneração, o banco, legalmente, tem dificuldades para receber o valor devido.
O esquema na Câmara rendeu novo afastamento de Loiola, Roberto de Souza (PR) e Ricardo Bacelar (PSC), além dos vereadores Wenceslau Júnior (PCdoB), Raimundo Pólvora e Solon Pinheiro, ambos filiados ao DEM.
:Pimenta