Planeta vai enfrentar secas, calor e chuvas mais intensas, dizem cientistas
O planeta deve se preparar para enfrentar mais calor, secas mais fortes e, em algumas regiões, chuvas mais violentas devido ao aquecimento. Esta é a principal mensagem do relatório publicado nesta quarta-feira (28) pelo Painel Intergovernamenal de Mudanças Climáticas (IPCC), colegiado de cientistas sob o guarda-chuva da ONU.
O documento de 592 páginas, cujas principais conclusões já foram publicadas em novembro, é a síntese mais completa, até agora. O relatório expõe os vínculos que podem existir entre a elevação da temperatura global e às emissões de gases que aceleram o efeito estufa e causam eventos meteorológicos como furacões, secas, ondas de calor e inundações.
Os especialistas afirmam que já se sabe o suficiente para que os governos tomem as decisões adequadas sobre a forma de enfrentar os riscos de catástrofes vinculadas ao clima.
Segundo o IPCC, há sinais de que as mudanças climáticas provocaram modificações em certos episódios extremos há 50 anos e os modelos digitais preveem uma intensificação nas próximas décadas.
Eles também preveem uma frequência maior dos episódios de fortes chuvas, em particular nas altas latitudes e nas regiões tropicais. As secas também serão mais prolongadas e intensas em determinadas regiões, sobretudo no sul da Europa e nos países mediterrâneos, mas também no centro da América do Norte. Com informações da Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário