Nos últimos sete jogos, o Vitória somou 14 dos 21 pontos possíveis. O aproveitamento de 66,6% devolveu o Rubro-Negro baiano para a briga dos quatro que garantem vaga na Série A em 2012, e tornou o Vitória o quarto time com mais chances de subir.
Depois da “rodada perfeita” do último final de semana, onde tudo deu certo para o time baiano, as chances que eram de 14% subiram para 35%, de acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia. Pelas contas de Vagner Benazzi, o Vitória precisa chegar a 61 pontos. Seguindo essas contas, o Vitória precisa de mais três triunfos e dois empates para subir para a Série A.
Apesar da quinta colocação na tabela, os dois confrontos diretos contra adversários na briga pelo acesso e o encontro com equipes que estão lutando contra o rebaixamento dão ao Vitória boas possibilidades de chegar ao maior objetivo do ano.
Segundo os matemáticos, um time com 61 pontos tem 86% de chances de subir. Depois do Vitória aparecem Americana com 28%, Bragantino com 17%, Criciúma com 14% e Sport com 11%. Os matemáticos também apontam que além da Lusa, já garantida na Série A, a Ponte Preta tem 98% e o Náutico 89% de chances de disputar a Série no ano que vem.