EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PT e PMDB rompem acordo de sucessão na presidência da Câmara, diz colunista

   O PT e o PMDB romperam um acordo de sucessão presidencial da Câmara dos Deputados -- que era revezado. De acordo com a coluna de Felipe Patury, da revista Época, por causa da animosidade entre suas bancadas, os dois partidos disputarão o cargo no voto. No PMDB, o candidato é Eduardo Cunha (RJ). No PT há dois postulantes: Arlindo Chinaglia (SP) e Marco Maia (RS).

Bruna Marquezine usa decote ousado em premiação e diz: 'Estou solteira'

Bruna Marquezine (Foto: Iwi Onodera / Ego)
    Bruna Marquezine foi a mestre de cerimônias do 36º Prêmio Profissionais do Ano, realizado na Noite desta quarta-feira, 29, em São Paulo. Além da atriz, diversos famosos participaram do evento, entregando os troféus àqueles que se destacaram no mercado publicitário em 2014. Bruna escolheu um look bem chique para o evento. Ela usou um vestido Gucci, com um decote generoso nas costas e na lateral, que deixava sua tatuagem à mostra. 
    Questionada se estaria namorando, a atriz foi bem direta: "Estou solteira, não pensei que tivesse alguma dúvida sobre isso". Ela contou que estava um pouco nervosa por apresentar prêmio. "Estou ansiosa. Se eu gaguejar nas primeiras frases é por isso (risos)", revelou. Bruna falou também de ser eleita a mulher mais sexy pela revista VIP. "Acho engraçado. Não me considero a mulher mais sexy, de verdade. Acho que toda mulher tem um lado sensual e explora isso de um jeito. 
     O mais engraçado que no dia que saiu essa notícia, eu postei um vídeo andando de skate (risos)" Sobre o ano de 2014, ela disse: "Foi um ano muito bom, estou muito feliz. Tanto na minha vida pessoal, quanto na profissional. Ter trabalho fora do Brasil, com certeza, foi a coisa mais marcante, foi uma experiência nova, tanto quanto pessoa quanto como atriz". Leia mais...

Ilhéus: Mulher grávida é morta pelo marido com 16 facadas

Um homem identificado como Fernando Santos Aguinelo, está sendo procurado pelos policiais do município de Ilhéus, no Sul da Bahia. De acordo com informações da polícia, publicada pelo blog Vermelhinho, Fernando é acusado de ter assassinado a esposa identificada como Francimary Lima da Silva, que estava grávida, com 16 facadas, na frente do filho de nove anos. O crime aconteceu na noite desta terça-feira (28), na casa onde o casal residia, que fica localizada no bairro de Ilhéus II.Ainda de acordo com a publicação, o acusado fugiu após o crime. No local, os policiais apreenderam um aparelho celular do suspeito e um notebook. Caso está na 7ª Coordenação de Polícia do Interior (Coorpin) e diligências estão sendo realizadas para prender o suspeito. (Bocão News)

Trio preso em Nazaré escondia drogas em muro de igreja

Três jovens que utilizavam o muro de uma igreja para esconder drogas foram presos no município de Nazaré na última segunda-feira, 27. Washington Santos Souza Filho, de 22 anos, Sivaldo Santos Nascimento, 20, e Everton Silva da Silva, 18, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Segundo a polícia, o trio colocava as drogas em sacos plásticos amarrados com fio de nylon e os lançavam sobre o muro da igreja, localizada no bairro Santa Rita. Os entorpecentes ficavam escondidos dos transeuntes e só podiam ser alcançados quando os fios, transparentes, eram puxados.

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) local já investigativam denúncias na região e encontraram os pacotes. Os sacos continham 164 trouxinhas de cocaína, 96 pedras de crack e 39 buchas de maconha. Washington, Sivaldo e Everton afirmaram no interrogatório que tinham comprado as drogas na localidade da Gamboa, em Nazaré, mas não delataram o fornecedor.

Eles estão custodiados na carceragem das DT/Nazaré, onde aguardam transferência para o Presídio de Valença, ainda de acordo com a Polícia Civil.

PCS

Lula indica três nomes para o Ministério da Fazenda; veja

    O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) indicou três possíveis nomes para o Ministério da Fazenda para o segundo mandato de Dilma Rousseff: Luiz Carlos Trabuco, presidente executivo do Bradesco, Henrique Meirelles, executivo e ex-presidente do Banco Central do Brasil, e Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda. As informações são do jornal Valor Econômico. Os três nomes foram apontados para uma mudança no Ministério, atualmente liderado por Guido Mantega. 
    O indicado começa o cargo em janeiro de 2015. Apesar dos nomes, a presidente reeleita negou anunciar nomes nos próximos dias, dizendo que falará “no tempo exato”. A presidente deve viajar para a Bahia para alguns dias de descanso. Segundo a publicação, Trabuco significaria uma mudança radical no estilo de governar de 
    Dilma, pois ela não teria, por exemplo, liberdade para determinar a política econômica como aconteceu em seu primeiro mandato. O diretor do Bradesco foi indicado como uma pessoa “forte, excelente administrador e culta”. A reação do mercado em relação à reeleição da candidata do PT foi negativa – o dólar subir 2,61%, para R$ 2,51, e o Ibovespa chegou a cair 6%, encerrou em baixa de 2,77%. Apesar disso, não provocou a fuga de investidores. Lula foi procurado há duas semanas por Dilma Rousseff para reverter o resultado do pleito – que revelou uma eleição apertada neste domingo.

Ibicaraí - Equipe de Saúde da Unidade Básica Gelson Lopes realizou feira de saúde para lembrar o outubro rosa

Texto e fotos enfermeira Marcia Pinto.

     Na última sexta - feira (24), a enfermeira Marcia Pinto que é responsável pela Unidade Básica de Saúde Gelson Lopes, localizada no Bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo), realizou uma importante feira de saúde na sua unidade, a fim de lembrar a campanha OUTUBRO ROSA.
    Na oportunidade todos que por lá passaram, aferiram a pressão arterial, mediram a glicemia, tiveram consulta medica e assistiram à palestra sobre o câncer de mama.
    A enfermeira Marcia Pinto, é atuante e vem se mostrando muito responsável no trato com a coisa pública. Ponto para Marcia Pinto.

Seleção de Ibicaraí vence mais uma dentro do Euclidão e enfrenta Itajuípe

Jogando hoje no Estádio Euclides Rosalino dos Santos, “Euclidão”, aqui em Ibicaraí, a seleção local venceu a seleção de Amargosa, pelo placar 6X0, os gols foram marcados, com 4 gols de Rafael, 1 de Caíque e 1 de Alex.


Como havia empatado o primeiro jogo na casa do adversário em 0 X 0, a seleção de Ibicaraí avança de fase e enfrenta Itajuípe em dois confrontos, pois, a mesma venceu a seleção de Uruçuca, por 2 X 0, jogando no Humberto Badaró, lembrando que no primeiro jogo foi 1 X 0 para Uruçuca.

Ibicaraí jogou e venceu com: Aranha, Marco Nery, Alex, Welton, Fabio(Wescley), Rondinelli, Caique, Gajão(Lú), Lei, Rafael Pim(Bruno).


Amargosa com: Boca, Dado, Sorrir, Inho, Maicon, Lorão(Binho), Leonardo(Rafinha), Josi, Junior(Crisvaldo), Xendengo e Van Baster.

Fotos e texto Sandoval do blog http://ibicaraiesporte.blogspot.com.br/

Caminhão tanque tomba na BR-116 e pega fogo


Na manhã desta quarta, 29, um caminhão tanque, com reservatório para materiais líquidos ou pulverulentos, pegou fogo ao tombar no km 420 da BR-116, trecho de Feira de Santana. 
O acidente provoca lentidão no trânsito. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local. Informações do Acorda Cidade.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ibicaraí comemorou 62 anos de emancipação politica com muitas inaugurações e obras em andamento

                          

Texto e fotos André Luiz Evangelista 


Na última quarta-feira (22), o município de Ibicaraí amanheceu mais velho, pois nesta data, se comemorou o seu aniversário de 62 (sessenta e dois) anos de emancipação politica.
E para esta data, o prefeito Lenildo Santana reservou grandes inaugurações. O dia começou com uma alvorada às 5h00min (cinco horas) da manhã, seguida do hasteamento da bandeira na porta da prefeitura, depois aconteceu à missa em ação de graças na igreja Matriz, logo após a missa foi à vez da reinauguração da Unidade Básica de Saúde Ozeas Peixoto Centro I, em seguida foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Olinto Mattos no 
Bairro Delfino Guedes, em seguida foi inaugurado o calcetamento das Ruas Costa e Silva e Canadá, ambas no distrito do Cajueiro Novo, em quanto aconteciam às inaugurações a secretaria de Assistência Social, realizava uma grande Rua de Lazer. O assessor de comunicação Riedson Trindade, ficou responsável pelo cerimonial, das inaugurações e deu conta do recado, sempre chegando na frente e deixando tudo organizado.

Hasteamento da bandeira

Aconteceu às 8h00min, na porta da prefeitura, acompanhada por centenas de pessoas, e com a execução do hino nacional, participaram ativamente do hasteamento, o prefeito Lenildo Santana, o secretário de educação professor Uildo Batista e o presidente da câmara o vereador Idemar Lopes.

Santa Missa

O prefeito Lenildo Santana, acompanhado de secretários vereadores da prefeita de Itajuípe Gilka Badaró e do Deputado Federal Geraldo Simões, participaram da celebração da santa Missa em ação de graças aos 62 (sessenta e dois) anos, de emancipação politica de Ibicaraí.

Reinauguração da UBS Ozeas Peixoto 
O prefeito Lenildo Santana, acompanhado do secretário de saúde Antônio Pinheiro Farias, entregou a comunidade de Ibicaraí a UBS Ozeas Peixoto Centro I (antigo 
SESPE) totalmente reformada na oportunidade a empresária Mirta Maria Alves representou a família do homenageado Dr. Ozeas.

Inauguração da UBS Olinto Mattos   
O prefeito Lenildo Santana, acompanhado do secretário de Saúde Antônio Pinheiro Farias, e de uma grande comitiva, entregou à comunidade do Bairro Delfino Guedes (Mutirão), a UBS Olinto Mattos, que foi construída com recursos vindos do governo 
do estado, unidade totalmente nova, que fica localizada estrategicamente na parte central do Bairro Delfino Guedes.
Ruas Canadá e Costa e Silva no Distrito do Cajueiro Novo
    O prefeito Lenildo Santana, juntamente com o secretário de infraestrutura entregou a 
comunidade do distrito do Cajueiro Novo às Ruas Canadá e Costa e Silva totalmente pavimentadas a paralelepípedos e com o saneamento básico concluído.

Rua de Lazer
     
Aconteceu durante toda manhãa Rua de Lazer organizada e executada pela equipe da secretaria de Assistência Social com a supervisão direta da secretária Ângela Santana, muitas brincadeiras, cachorro quente, algodão doce, brinquedos inflável, touro 
mecânico, futebol e vôlei de rua, e é claro muita dança. A secretaria de Assistência Social ainda distribuiu mais de 1500 (um mil e quinhentos) brinquedos.       

“É um sentimento do dever cumprido, que nos toma neste momento, pois, estamos trabalhando duro, para atender o anseio popular do povo ibicaraiense, e, entregar a UBS Ozeas Peixoto CENTRO I totalmente recuperada, é uma tarefa que nos deixa deveras feliz, pois esta se trata de uma das mais antigas unidades de saúde, e, nunca havia tido uma reforma plausível como esta. A construção d a UBS Olinto Mattos no Delfino Guedes é uma realização inédita, pois se trata de uma comunidade extremamente populosa, e, que tinha uma unidade minúscula, que não atendia as necessidades da população daquele Bairro na sua totalidade, e agora entregamos uma UBS totalmente nova, que dará conforto aos usuários e funcionários. O calçamento das Ruas Canadá e Costa e Silva no Cajueiro Novo é a realização do anseio de mais de 60 (sessenta) anos daquela comunidade, pois foi preciso nos tornar prefeito para que aquele distrito do Cajueiro Novo tivesse Ruas Calçadas, e com a inauguração destas duas já são três Ruas calçadas lá, coisa esta inédita na história do município de Ibicaraí. Ainda estamos com varias outras obras em andamento, por isso estamos felizes e comemorando varias conquistas.” Disse o prefeito Lenildo Santana.    





Atleta itabunense conquista medalha de bronze em campeonato estadual de Taekwondo‏

As parcerias firmadas entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e os mais diversos segmentos sociais em prol do desenvolvimento artístico e intelectual dos cidadãos estão começando a produzir os primeiros resultados. Há cerca de três meses, a FICC assinou acordo de cooperação a Fundação Padre Paulo Tonucci, no bairro Monte Cristo, para oferecer para aquela comunidade e bairros adjacentes diversos cursos das áreas de Artes e Cidadania.


Entre os cursos oferecidos, está o de Artes Marciais, coordenado pelo monitor Alan Santos, mestre de Taekwondo. O curso revelou o talento de Mateus Araujo (14 anos), jovem que mora no bairro João Soares, atleta faixa branca, que, após vários treinos motivados pela frequência assídua, transformou-se numa das grandes promessas do esporte para Itabuna e para o Sul da Bahia.
 
O pouco tempo de aproximação com o Taekwondo não o impediu de acreditar na própria força, nem de participar do Campeonato Baiano de Taekwondo 2014, organizado pela Federação Esportiva Baiana, em Salvador, e disputado entre 17 e 19 de outubro.

“Foi a primeira competição oficial deste atleta, estamos felizes com o talento descoberto e melhor ainda com os resultados obtidos, principalmente em se tratando do fato de que foi a primeira competição oficial dele”, indica Maria Augusta, diretora geral da Fundação Padre Paulo Tonucci. Mateus Araujo foi classificado em terceiro lugar na categoria “Atletas de até 49 quilos”, conquistando para si a medalha de bronze.

“Já penso em seguir profissionalmente neste esporte, estou muito feliz, gosto muito e acho que, com dedicação e firmeza, serei campeão”, indicou Mateus. Quem também ficou muito feliz foi o seu treinador: “É muito bom observar que as parcerias certas, as oportunidades adequadas nos permitem ‘garimpar’ talentos como os de Mateus, um menino que veio para o espaço da fundação, se dedicou, foi a Salvador e nos trouxe uma medalha de bronze. Agora, já é o momento de continuarmos treinando para as próximas competições, com a certeza de que resultados maiores e melhores haverão de acontecer”.

Além do curso de Taekwondo, dentro das aulas de Artes Marciais, a FICC oferece também, na Fundação Padre Paulo Tonucci os cursos de Dança, Violão, Capoeira e Teatro. Os interessados poderão obter maiores informações na sede da FICC, na praça Laura Conceição, 339 – Centro ou através dos telefones (73) 3613 4915 ou 3211 0923.
........................................................................................................................................................
Ascom Ficc - 
Assessoria de Comunicação 
Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania 
www.ficcitabuna.com.br

Ibicaraí: Familiares e amigos despedem-se do jornalista Geraldo Marcelino “Duzinho”

Texto e fotos: Erasmo Barbosa

   Com muita comoção, centenas de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre do jornalista e advogado Geraldo Marcelino dos Santos “Duzinho”, na tarde desta terça-feira (21), no Cemitério Campo Santo de Ibicaraí. Casado com Dilva Marques Freitas Santos há 51 anos, deixou três filhos, Geraldo Marcelino dos Santos Júnior, Cláudio Marcelino e Marisol. 
     “Duzinho” foi fundador do jornal Correio de Ibicaraí, em 22 de outubro de 1967, sendo o segundo jornal mais antigo do interior da Bahia. O jornalista tinha 87 anos e administrou as publicações até os seus últimos dias de vida. Ele faleceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21), em Itabuna, onde encontrava-se hospitalizado.
     “Vejo nele uma pessoa que sonhou, lutou para realizar esses sonhos, sempre perseverou diante dos obstáculos e, mesmo depois de realizar os sonhos, continuou sonhando novos projetos para a comunidade em que ele atuava. Esse é o seu grande legado”, disse emocionado, professor Geraldo, filho do jornalista, que estava acompanhado sua mãe dona Diva, minutos após o enterro do pai. Também estiveram presentes na cerimônia, sua nora Dra. Sandra Cardoso (prefeita de Floresta Azul), os netos do jornalista, Geraldo Neto e Tarso Cardoso.
   O filho Cláudio Marcelino, que por vários anos trabalhou ao lado do pai no Jornal Correio de Ibicaraí, também muito comovido, só conseguiu dizer o seguinte: “Ele foi um grande homem e nós pretendemos levar adiante o trabalho dele. Vai ser difícil, mas a vida tem que continuar”. 
    Em poucas e bonitas palavras, o amigo da família, Klaus Farias, vereador do município de Ibicaraí, improvisou uma homenagem para o jornalista no sepultamento. Para a reportagem do Bahia Extra, ele disse o seguinte: “O legado que ele deixou é um privilégio de todos. Para a família sempre foi uma pessoa sensacional, sempre presente e prestativo. Nos deixa triste por ter partido, mas alegre por ter existido”.
   O designer, Leandro Barros, o Lilão, lembrou das ideias bairristas do jornalista. “Dr. Geraldo Marcelino era daqueles caras que pensava em Ibicaraí a todo o momento. Fazer o Jornal Correio de Ibicaraí foi um dos empreendimentos dos mais difíceis, manter um jornal é algo que tem que se admirar. Além disso, ele tinha a cidade como o centro das suas ideias, cada vez que se conversava com ele, ele tinha uma ideia do que se poderia fazer para tornar Ibicaraí melhor. Muitos diziam que ele era bairrista, mas era um bairrismo positivo", comentou Lilão.
   Também estiveram presentes na ocasião algumas personalidades da cidade, entre eles, o prefeito Lenildo Santana. “Tem pessoas que marcam a sua vida deixando bons legados e bons exemplos. Muito embora com seu falecimento, ele perpetua-se pela sua prática. Pelo seu empreendedorismo, tornou-se um grande comunicador, levando notícias e conhecimento para Ibicaraí e região. Ao mesmo tempo, ele perpetua-se na nossa memória como um bom exemplo de pessoa que precisamos multiplicar na nossa sociedade”, disse o prefeito.

‎Dj Josuel rasga a folhinha nesta quinta-feira em Cajueiro (distrito de Ibicaraí)

   Hoje é aniversário de um leitor assíduo deste blog. Figura muito conhecida em Cajueiro, distrito de Ibicaraí, refiro-me ao ‎Dj Josuel Napista". Ele comemora essa data tão especial com seus familiares, sua esposa Liliana Castro (Nutricionista), colegas de trabalho, amigos e merece todos os nossos aplausos. 
  Para quem conhece Dj Josuel, e está distante, ou tinha se esquecido desta data tão importante, chegou a hora de enviar um torpedo para ele, quem sabe um e-mail, passar um recado para seu Facebook, Twitter, WhatsApp, ou mesmo fazer uma ligação. Você também pode enviar sua mensagem através do link comentário para desejar um feliz aniversário junto com o Blog. Ainda a tempo. 
   Dj Josuel pode se orgulhar de ter crescido de forma exuberante. Dentro de uma filosofia onde prevalece a boa música, diversão e muito ritmo, já ultrapassou as fronteiras baianas e conquistou as pistas do Brasil com apresentações em vários estados 
  O que os admiradores mais ressaltam no Dj são os repertórios, na pista sempre surpreende, principalmente a juventude, que elegeu o Dj como um dos seus preferidos tanto do publico infantil como adulto.
   O Bahia Extra e o Cajueiro Noticias faz aqui uma homenagem ao amigo, leitor assíduo, agradecendo pelo carinho dos acessos diários. " Dj Josuel, que Deus sempre te abençoe e proteja os seus caminhos." Receba os parabéns e um grande abraço da nossa equipe. Feliz aniversário!

Solenidade de Promoção dos Novos Sargento da PMBA

    A 63a CIPM/Ibicaraí está comemorando a promoção de mais dois integrantes: Sgt PM Agnaldo dos Anjos e Sgt PM Valmir Ribeiro. A solenidade foi realizada nesta terça (21), após concluírem o Curso de Formação de Sargentos, no 2 BPM/Ilhéus. Em toda a Bahia foram 396 agraciados, sendo 49 da Região Sul. O Maj PM Waldilson Cerqueira, Cmt da 63a CIPM, e o Cap PM Edimon César Carvalho prestigiaram o evento e homenagearam os novos sargentos
.

Governo não proibirá venda e consumo de bebidas no dia da votação


   O governo do Estado mantém a decisão adotada no primeiro turno das eleições deste ano e não proibirá o consumo e a venda de bebidas no segundo, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). 
    Apesar do governo não publicar portaria sobre o tema no Diário Oficial do Estado (DOE), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz eleitoral tem poder de polícia e pode, no próximo domingo (5), quando ocorre a votação, determinar a proibição por meio de portaria e solicitar reforço policial para evitar o descumprimento da ordem. Com informações do G1 Bahia.

A região Cacaueira perde um ícone do jornalismo regional

   
Texto e foto  Arnold Coelho 
É com imenso pesar que a família Marcelino anuncia o falecimento do Dr. Geraldo Marcelino dos Santos, professor, advogado, jornalista (fundador do jornal Correio de Ibicaraí), membro, ex-diretor e ex-presidente da OAB-Ibicaraí, ex-presidente e um dos fundadores do Rotary Club, ex-presidente do Lions Club. Duzinho, como era carinhosamente conhecido, nasceu em Ibicaraí, em cinco de abril de 1927 e viveu plenamente seus 87 anos. A madrugada do dia 21 iniciou triste com a perda desse ilustre ibicaraiense.
Homem honesto por demais e de uma inteligência ímpar, carregou por toda sua vida um sorriso farto, histórias cativantes e um senso de justiça que é exemplo para todos que o cercavam. Duzinho para muitos foi, é e será um ícone do jornalismo regional, começando a trabalhar cedo sem deixar os estudos de lado. Iniciou sua carreira jornalística escrevendo para o Diário de Ilhéus na década de 50. A família, os amigos e a escrita foram suas grandes paixões, sem esquecer a advocacia, que ele carregava o título de “doutor” como um mero detalhe. Acima de tudo e com toda sua elegância peculiar, a simplicidade era uma das suas marcas registradas.
O Correio de Ibicaraí, seu “filho impresso”, é um marco no jornalismo regional. Duzinho falava com orgulho desse tabloide que perdia por meses para o jornal “O Tabu” o título de jornal mais antigo do interior baiano em atividade. O Correio era sua “cachaça”. Um jornal para todos, que Duzinho fazia questão de distribuir pessoalmente para cada anunciante e amigo que encontrava. Fazer a entrega pessoalmente para ele não era trabalho, e sim, um raro momento de prazer. A cada exemplar entregue vinha sempre uma boa história, contada por ele.
Duzinho nos deixou há algumas horas e a saudade já é grande. Mas, além da saudade esse homem nos deixa um legado de vida poucas vezes vista. Perdemos uma referência e uma enciclopédia viva e o Reino do Céu está em festa com a chegada dele.
Obrigado por tudo, Geraldo Marcelino ou simplesmente “Duzinho”.
 Arnold Coelho
Amigo e admirador

POLICIAIS FEDERAIS SUSPENDEM PARALISAÇÃO

Policiais federais suspendem paralisação.

      Os policiais federais decidiram suspender a paralisação prevista para começar na quarta-feira, 22, em todo o Brasil. A decisão foi tomada durante uma videoconferência realizada na noite desta terça-feira, 21, com a participação de todos os 27 sindicatos regionais. O motivo da greve foi a concessão de benefícios pelo Governo Federal aos delegados, sem estendê-los para os demais policiais, por meio da Medida Provisória 657/2014.
      Entretanto, segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a categoria decidiu suspender o movimento após a intervenção do ministro interino da Casa Civil, Valdir Simão, e do ministro da Secretaria de Relações Internacionais, Ricardo Bezoini, com o objetivo de tentar solucionar a situação.
     Em comunicado à categoria, o Governo Federal ressaltou que “o texto da Medida Provisória 657/2014 não altera os requisitos para ocupação dos cargos comissionados atualmente ocupados por agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos e servidores administrativos da Polícia Federal”. Leia mais

População baiana conta com mais 303 novos sargentos da Polícia Militar


A Polícia Militar da Bahia formou mais 303 sargentos que passam a atuar na proteção e segurança da sociedade baiana. A formatura foi realizada em diferentes unidades da corporação no estado, nesta terça-feira (21). Na capital, a solenidade ocorreu na Vila Policial Militar do Bonfim com 177 graduados.

Familiares, colegas e amigos dos novos sargentos lotaram o espaço no entorno da área cívica da Vila Militar para prestigiar os graduados. Os três primeiros colocados do curso foram homenageados pelo Comando-geral da PMBA com placas, visando motivar os estudos e constante aperfeiçoamento na instituição.


Na companhia do subsecretário da Segurança Pública, Ari Pereira, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, recomendou os sargentos a exercerem a nova jornada sempre cumprindo e fazendo cumprir a lei.

Crédito das fotos:
Camila Souza/GOVBA

SOUTO AINDA NÃO SABE EXPLICAR DERROTA “TÃO GRANDE” PARA RUI COSTA

Souto: continua sem explicação.

  O ex-governador Paulo Souto (DEM) disse que ainda não sabe “explicar uma diferença tão grande” imposta pelo adversário Rui Costa (PT), que o derrotou em 5 de outubro.
  - Não houve nenhum erro grave. Uma parte da população, de alguma forma, estava votando na candidata do governo (Dilma Rousseff) e acabou tomando essa decisão [de votar em Rui Costa, que é do mesmo partido] – disse ele em entrevista ao programa Cacá Ferreira, da Rádio Difusora de Itabuna.
   Para ele, só o voto “casadinho” seria a hipótese mais aceitável para o resultado imposto por Rui. Souto foi derrotado ao governo baiano pela terceira vez consecutiva. Antes, havia perdido a peleja, sucessivamente, para Jaques Wagner (PT).
  Souto disse ter feito uma campanha “alegre, com muita tranquilidade”. E completou: “de modo que não consigo fazer uma análise que indique [as razões da derrota]“.
  O democrata estará em Itabuna nesta quarta (22) para participar de uma carreata em apoio ao candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, à tarde.
   Souto evitou falar de aposentadoria política. “O dia de amanhã ninguém sabe. Digo, nesse momento, que vou continuar presente nas coisas da Bahia”.

Candidato a soldado morre após passar mal durante testes físicos da PM

Um candidato a soldado morreu depois de passar mal durante um teste físico na tarde desta quarta-feira (22) na Vila Policial Militar do Bonfim. Segundo a Polícia Militar, Egberto Oliveira de Jesus chegou a desmaiar por volta de meio dia quando fazia o Teste de Aptidão Física (TAF).

O candidato recebeu atendimento da equipe médica do Departamento de Saúde da PM, que acompanhava os testes. Uma UTI móvel que estava de prontidão o conduziu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma. O candidato deu entrada já com os sinais vitais recuperados, informa ainda a PM.
Por volta das 17h, o candidato faleceu. Em nota, a PM diz que "lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares" de Egberto. 

Correio

Mulher suspeita de degolar filha está internada em estado grave

Jovem está internada após degolar a filha de quatro anos.

    A mulher suspeita de degolar a filha de quatro anos, identificada como Vanuza Nascimento da Silva, de 25 anos, está internada em estado grave. Ela tentou suicídio após o crime e, segundo informação do hospital, estava em coma até a tarde de quarta-feira (22). A morte da criança aconteceu na cidade de Lábrea, interior do Amazonas, na terça-feira (21). Segundo a polícia, ela tentou suicídio em seguida, mas sobreviveu.
     De acordo com a polícia, familiares disseram que a jovem tem problemas psicológicos e havia dito na segunda-feira (20) que tinha a intenção de matar a criança. Ela chegou a receber atendimento psiquiátrico da prefeitura, mas voltou para casa com a filha. Um tio que mora perto das duas notou que a sobrinha não saía de casa. 
    Ele entrou na residência e encontrou o corpo da criança sobre a cama e Vanuza ainda com vida. Ela foi encaminhada ao hospital. Vanuza morava com um namorado, mas que ele estava viajando no momento do crime. A jovem tem hematomas no corpo que indicam agressões e será investigada a participação de uma terceira pessoa na morte da menina.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Lenildo alerta prefeitos para a queda no repasse do FPM

       
Texto e fotos: Ascom Amurc
 Prefeituras de todo o Brasil recebem sexta-feira (10), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente ao primeiro decêndio do mês de outubro de 2014, que somada a retenção do Fundeb, será de R$ 2.892.757.894,83. No entanto, de acordo com o estudo da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, esse valor está menor em 13,85 % se comparado com o 1º decêndio de setembro deste ano.
Num comparativo de valores repassados no mesmo período de 2013 e 2014, os municípios baianos que na sua maioria, possuem um coeficiente de 0,6, a exemplo de Barro Preto, tiveram uma queda de R$ 43.144,03 na receita municipal. Porém, na contramão desse desfalque, os gestores são responsáveis pela manutenção de grande parte dos programas federais, principalmente nas áreas de saúde e educação, que exigem a contratação de profissionais.
O atendimento a essas demandas representam grande parte do inchaço na Folha de Pagamento, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos municípios do interior da Bahia que ultrapassam o limite de 54 % para a contratação, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por conta disso, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana chama a atenção dos prefeitos para a necessidade de realizar “um planejamento mais enxuto das receitas municipais, de modo que não venha comprometer os indicadores de saúde, educação, entre outros”. 
Enquanto não acontece o incremento de 1 % no repasse do FPM, requerido durante a Mobilização Permanente nos dias 7 e 8 em Brasília, Lenildo declara a outra saída tem sido buscar melhorar a captação de recursos para os municípios, através da participação dos gestores em defesa das lutas municipalistas, junto às entidades representativas, como a Amurc, a União dos Municípios da Bahia – UPB e a Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Guerra do Tráfico em Itajú do Colônia gera Duplo Homicídio

                    
Texto e fotos ascom 63 ª CIPM /Ibvicaraí
Por volta das 14h30min do último sábado (11), ocorreu um duplo homicídio no Parque dos Rios, cidade de Itajú do Colônia.

O suspeito do cometimento do crime, conhecido como ‘Jorge’, executou a tiros dois jovens: CARLOS SOUZA DA SILVA, 18 anos, e o adolescente G.P.C, 16 anos. As informações sobre o crime indicam que sua motivação foi a disputa pelo Comando do Tráfico de Drogas em Itajú do Colônia.

PM prende suspeito de abusar sexualmemente das sobrinhas de 5 e 6 anos

   Um caso chocou a população do município baiano de Catu. Na manhã da última segunda-feira (13), policias militares da 3ª Companhia, no comando do sargento Souza Gomes, se deslocaram até a travessa Alfredo Pereira, no bairro Pioneiro para atender uma denúncia de pedofilia. No local os policiais localizaram e prenderam,Thailan Vilas Boas Ferreira 18 anos. De acordo as informações da policia, eles acusado de abusar de duas sobrinhas de 5 e 6 anos, que eram filhas da irmã dele.
   O crime foi descoberto no domingo (12), quando a avó das vítimas colocou a menina de seis anos no colo e a garota se queixava de dores nas nádegas e vagina. Ao ser interrogada, a garota revelou a avó o quê o tio já vinha praticando. Os familiares revelaram ao sargento Souza Gomes que já estavam desconfiados dos abusos em função das constantes queixas das garotas.
   Manchas de sangue também foram encontradas na calcinha da menina de seis anos. O acusado Thailan nega as acusações. Ele foi conduzido a delegacia territorial de Catu, onde está a disposição da Justiça. Informações do blog As Broncas do Luciana Reis

Ibicaraí - A 63ª CIPM retira mais traficantes das ruas.

                        
Texto e fotos ASCOM da 53ª CIPM

Na noite da última quinta-feira (9), no momento de uma ronda policial, a guarnição do PETO, se deparou com Erirlan Araújo dos Santos; Vulgo "inho”; 19 anos e com o menor I.J.C. de 17 anos.

Estes foram conduzidos a DP de Ibicaraí após abordagem, na qual foi encontrado no bolso de Erirlan 6 (seis) trouxinhas de maconha, das quais, o menor alegou ser o dono, com a finalidade de comercialização.

Além disso, o menor admitiu possuir mais entorpecentes em casa, autorizou a busca, inclusive indicando o local na residência onde o material ilícito se encontrava.

Conforme indicado pelo abordado, foi localizado debaixo da cama, uma lancheira contendo 15 (quinze) pedras de crack, R$10,00, embalagens e lâminas de aço.

Todo o material e os indivíduos foram apresentados à DP, sendo lavrado o flagrante por tráfico de drogas.

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE