EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ARRAIA DO CAJUEIRO


 O administrador do cajueiro ‘RAIMUNDO ARISMOTA’ agradece a sua equipe de trabalho,
E ao prefeito LENILDO SANTANA e seu viçe, LULA SAMPAIO, e a todos que vinheram prestigiar o arraia do cajueiro.
Uma festa linda bem organizada sem brigas, com  muitas barracas e que  agradou a todos,a comunidade e aos visitantes que se divertiram muito dançando o forro pé de serra  com as bandas regionais,e os cantores parabéns a todos e que o proximo ano seja melhor .

SÃO PEDRO



Galatasaray-TUR sonha em contratar o meia Kaká, do Real Madrid-ESP

O volante Cambiasso e o atacante Drogba também interessam ao clube turco


Campinas, SP, 10  – Ninguém esconde na Espanha que o Real Madrid-ESP está forçando a saída do meia Kaká. Por conta disso, uma série de especulações gira em torno do jogador. A bola da vez é o Galatasaray-TUR, que estaria disposto a contratar o brazuca para dar início à montagem de um time forte.
De acordo com o jornal espanhol AS, a chegada de Kaká faz parte de um projeto do clube turco, que sonha em voltar a conquistar um título europeu. Em 2000, o clube conquistou a Copa da Uefa (atual Liga Europa), vencendo o Arsenal-ING, na grande decisão.
Além do brasileiro, vários outros jogadores são sondados no Galatasaray. Entre eles, o volante argentino Cambiasso, da Inter de Milão-ITA, e o atacante marfinense Drogba, do Chelsea-ING. O zagueiro Garay (Real Madrid) e os atacantes Forlán e Reyes, ambos do Atlético de Madrid, já foram descartados.
Um dos grandes obstáculos na negociação de Kaká são os altos valores pretendidos pelo Real. O clube quer receber, pelo menos, 40 milhões de euros para liberar o jogador. Bem menos que os 65 milhões de euros pagos ao Milan. Além disso, o jogador tem um dos maiores salários do mundo, já que recebe cerca de R$ 3 milhões por mês.

CAI TECNICO DO GREMIO

Empresário confirma demissão de Renato Gaúcho através do twitter

A diretoria trabalha em busca de um novo treinador e o nome mais forte é o de Cuca


Porto Alegre, RS, 30  - A diretoria do Grêmio ainda não confirmou oficialmente, o que deve acontecer no período da tarde, mas o empresário de Renato Gaúcho (foto), Gerson Oldenburg, confirmou através do twitter que o treinador não ficará no Estádio Olímpico.
Em sua página de relacionamentos, o empresário revelou que Renato Gaúcho pediu demissão e vai se despedir do elenco antes do treinamento desta tarde. "Pediu demissão e agora a tarde se despede do grupo", publicou.
A imprensa gaúcha já dizia que Renato Gaúcho havia pedido demissão depois do empate com o Avaí, por 2 a 2, em pleno Estádio Olímpico na noite desta quarta-feira, pois a situação havia ficado insustentável. No entanto, a diretoria despistou e deixou para comunicar oficialmente nesta quinta-feira.
A expectativa fica para saber quem será o novo comandante do Tricolor gaúcho para a sequência do Campeonato Brasileiro. A diretoria já está reunida para procurar um substituto e o nome mais forte é o de Cuca, que deixou recentemente o Cruzeiro e está sem clube neste momento.
Depois do tropeço em casa contra o Avaí, com um gol marcado aos 49 minutos do segundo tempo, o Imortal chegou aos oito pontos e se encontra na 12ª colocação, mas ainda pode cair na tabela no complemento da rodada.

EX TECNICO DO SÃO PAULO É PRESO


NOTÍCIA

Ex-técnico do São Paulo Roberto Rojas é preso por agressão a duas mulheres


O ex-goleiro foi conduzido a uma delegacia local e deve ir a julgamento pelo delito


Rojas em outra confusão
São Paulo, SP, 30  – O ex-goleiro chileno Roberto Rojas se meteu em mais uma polêmica. De acordo com informações da polícia de Santiago, o ex-técnico do São Paulo foi detido, nesta quinta-feira, por uma suposta a agressão a duas mulheres, na capital chilena
Segundo as primeiras informações, a confusão teria acontecido em um condomínio em La Florida, um distrito de Santiago, onde Rojas visitava parentes. Uma das mulheres, de nome Lorena Toro, de 40 anos, teria batido em um dos carros de um dos familiares do ex-jogador.
Após o incidente, Rojas teria discutido com a mulher e ido para cima dela e de sua filha, de 16 anos. Paola Toro, por sua vez, teria reagido e fraturado a mão. O ex-goleiro foi conduzido a uma delegacia local e deve ir a julgamento pelo delito.

Rojas simula corte no Maracanã
“Fogueteira do Maracanã”
Esta, no entanto, não é a primeira vez que Rojas se torna pívô de uma polêmica. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Itália, em 1990, ele foi o protagonista do episódio que ficou conhecido como “fogueteira do Maracanã”.
Em 3 de setembro de 1989, aos 24 minutos do segundo tempo da partida Brasil x Chile, que estava 1 a 0 aos brasileiros, no Maracanã, a torcedora Rosemary Melo lançou um sinalizador no gramado e o então goleiro da seleção chilena Rojas simulou que o mesmo o havia acertado.
O jogo foi paralisado por 20 minutos, mas após os chilenos terem se recusado a voltar a campo, o Brasil foi considerado vencedor pela Fifa. A Seleção precisava apenas de um empate para ir à Copa. O Chile dependia de uma vitória.
De volta ao futebol
Mais tarde descobriu-se que o ferimento em Rojas, na verdade, foi forjado pelo próprio jogador, que se cortou com uma lâmina. Com isso, o goleiro foi banido do futebol e o Chile acabou suspenso pela Fifa, ficando de fora das eliminatórias seguinte.
Anistiado pela Fifa em 2001, Rojas voltou a trabalhar com futebol. Foi preparador de goleiros do São Paulo e, em 2003, virou técnico assumindo a vaga de Osvaldo Oliveira no time do Morumbi. Depois chegou a trabalhar com treinador por Ituiutaba-MG e Guarani-PAR e, depois, como preparador de goleiros no Sport.

ASSASINATO DO VIÇE PRESIDENTE DO SÃO CAETANO

Assassinato brutal de Batata, dirigente do São Caetano, deve acabar em pizza

Polícia só falará daqui dois meses e clube declarou acreditar ter sido briga

São Caetano do Sul, 29 - Já se passaram nove dias desde a “misteriosa” morte do vice-presidente do clube de futebol São Caetano, Luiz de Paula – conhecido como Batata - , e seu irmão, Adilson de Paula, mas até o momento nada foi apurado. E, indiferente, a polícia civil, responsável pela apuração do caso, só vai falar após o tempo pedido para investigação, que é de 2 meses.
Exitem as possibilidades de ter sido acidente de trânsito ou execução. Um investigador, que não quis ser identificado, do 56º Distrito Policial localizado na Vila Alpina, Grande São Paulo, disse que nem ele e nem o delegado títular, Luis Eduardo de Aguiar Marturano, têm mais nada a declarar:
“Tudo o que tinha que ser notificado à imprensa, já foi feito”, afirmou.

As teses da Polícia
Na última quarta-feira, uma equipe do 56º realizou diligências no local do assassinato em busca de imagens de câmeras dos comércios próximos ao local, em busca de alguma pista. No entanto, nada foi encontrado que pudesse auxiliar nas investigações. A polícia conta com a declaração de testemunhas e os celulares das vítimas para tentar desvendar o caso.

A assessoria de imprensa do clube declarou ao Portal Futebol do Interioracreditar na possibilidade de ter sido briga de trânsito. Os motivos seriam o fato de o motoqueiro não ter chegado atirando, o que na visão do clube caricterizaria execução, mas que houve discussão seguida de disparo.

Outro aspecto é o de testemunhas terem visto o irmão de Batata tentar sair do carro para discutir e o vice do Azulão não permitiu. E por último a questão de ter sido somente um disparo, que atingiu Adilson e posteiormente o Batata. O clube ainda declarou que o caso está nas mãos da polícia.
Cena de execução
A morte dos irmãos De Paula foi brutal. Eles tinham acabado de sair do clube, em São Caetano, e se dirigiam para uma oficina onde Batata iria pegar o seu carro blindado, um importado na marca Toyota (Corolla). Eles estavam num carro simples, da marca Palio (Fiat), de cor preta, quando foram abordados por uma motocicleta, na Vila Alpina, já em São Paulo.

Em cima da moto estavam dois indivíduos. Um deles teria feito vários disparos em direção ao carro. Mas a perícia técnica confirmou que somente um tiro de metralhadora acertou e matou os dois irmãos. A bala atravessou os dois, com muita precisão. Um crime com todas as características de execução.

E os motivos: futebol ou submundo?
Mas o qual seria o motivo destas mortes brutais? Para muitos seria algum assunto pendente no futebol, que hoje em dia envolve milhões. E as divergências são comuns entre dirigentes, empresários e procuradores. No próprio clube, havia uma divergência de opiniões evidente entre Batata, vice-presidente, e Nairo Ferreira de Souza, o presidente. Eles estavam juntos desde 1999 na divisão do poder do Azulão. Adilson de Paula, tambem morto, trabalhava no almoxarifado do clube que participa da Série B do Brasileiro.

Para outros, Batata poderia estar envolvido em algum tipo de negócio ilícito, como o controle de máquinas de caça-níqueis, que são proibidas por lei. Ninguém confirmou isso, nem houve algum indício deste tipo de envolvimento. Mas pelo andar da carroagem, parece que a Polícia vai optar pelo mais fácil. Os crimes teriam sido consequência de uma discusão de trânsito. Tudo está "cheirando pizza".

quarta-feira, 29 de junho de 2011






Com passagem por várias cidades do estado, Dj Josuel ,hoje é reconhecido e bastante requisitado pelo seu talento.Seu estilo principal é o eletro house e suas vertentes,mas se adapta com facilidade ao tipo de evento e público,apresentando um estilo comercial,onde é preciso sets inovadores com qualidade e novidades.
Dj Josuel,ao longo dos seus nove anos de experiência,agregou conhecimentos ao seu trabalho,podendo hoje oferecer um excelente serviço,visando sempre a sua satisfação,pois afinal de contas, a festa é sua.
Tudo que há de melhor em equipamentos de iluminação pra sua festa ou evento.Fazemos o orçamento de acordo com as suas necessidade.Vamos até você,para conhecer o local,e assim,poder dar orientações técnicas,para que tudo saia perfeito.
Faça de sua festa , um grande show,contrate  Dj Josuel pelo fone: (73) 3203 2025 / 8171 8837  email:djjosuel1@hotmail.com
Dj Josuel  botando você pra dançar sem parar.

A JUSTIÇA EM ITABUNA ATÉ QUE FIM



Justiça manda prefeitura nomear professoras 
aprovadas em concurso público, negando de forma definitiva o recurso contra a decisão da 2ª Vara Cível de Itabuna, na Ação Mandamental nº 0001959-94.2010.805.0113. prefeitura
      A decisão beneficia Sarleth Enrink Cleo Brandão, Jaqueline Leite Ribeiro e Ana Paula Souza Matos e Matos. Elas devem ser nomeadas imediatamente para o cargo de Professor Nível II, sob pena do prefeito José Nilton responder por crime de responsabilidade. 
      Segundo jurisprudência dos Tribunais Superiores, o candidato aprovado dentro do número de vagas anunciadas no edital do concurso possui direito líquido e certo à nomeação. A prefeitura alegou que poderia haver “lesão grave e de difícil reparação à economia pública de Itabuna”. 
      Para isso, juntou ao processo um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios que rejeitou, por unanimidade, as contas de 2009 por uma série de motivos. A alegação da prefeitura era de que o relatório provava excesso de despesa de pessoal, por isso não poderia nomear as professoras. 
      Mas a decisão lembra que o documento se refere ao exercício de 2009 e as nomeações foram em 2010, quando o problema já devia ter sido resolvido. 
      Além disso, “as contas foram rejeitadas por várias outras irregularidades, inclusive desvio de verbas públicas e altos salários pagos ao Prefeito e ao Vice-Prefeito locais”. 
      Edital obriga 
      Para a Justiça, ao publicar edital para o certame, “o município somente poderia assim proceder com a prévia dotação orçamentária, suficiente para suportar os ônus com as consequentes nomeações dos aprovados, dentre as vagas ofertadas, para os cargos de que necessitava provê-los”. 
      Assim, os candidatos aprovados não podem arcar com a falta de organização e de responsabilidade do órgão público, “cabendo-lhes exigir o cumprimento da decisão emanada, em juízo, para que lhes seja, em verdade, assegurado o direito de nomeação para o cargo”. 
      A Justiça ressaltou que os aprovados, dentro do número de vagas oferecidas no edital do concurso, tem direito à nomeação dentro do prazo de sua validade. O concurso foi prorrogado depois de expirado o prazo de validade original. 
      “Isso posto, ausentes os requisitos autorizantes do acolhimento do pleito, indefere-se o pedido de suspensão dos efeitos da sentença proferida no Mandado de Segurança nº 0001959-94.2010.805.0113, de Itabuna”. 

CAIXA ECONOMICA É ACUSADA DE ATO RACISTA

Processo será julgado pela Justiça do Trabalho
Processo será julgado pela Justiça do Trabalho

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é competência da Justiça do Trabalho processar e julgar ação de indenização na qual tanto a Caixa Econômica Federal (CEF) quanto uma cliente da instituição são acusadas de praticar racismo contra uma funcionária do banco. A empregada, prestadora de serviços, supostamente foi agredida verbalmente ao tentar fazer a organização do atendimento bancário da agência de Pirassununga, em São Paulo.
Segundo consta no processo, ao solicitar que os clientes respeitassem a ordem das senhas, ouviu a seguinte resposta: “nunca vi preto mandar”. O fato ocorrera em 2002 e a CEF foi acionada por ter sido, em tese, solidária com o ato racista, pois demitiu a trabalhadora após pedido da cliente responsável pelo ato. Supostamente, no dia seguinte, a funcionário foi demitida. A Caixa teria alegado que não poderia perder uma conta de R$ 30 mil.
De acordo com a prestadora de serviços, a organização fora tão racista quanto a cliente ao romper a relação de emprego. Tanto a Lei n 7.716/1989 quanto a Constituição Federal tratam atitudes racistas como crime, prevendo, para tanto, uma pena de 2 a 5 anos de reclusão. Segundo afirma a ex-empregada, seria imoral que a CEF demita alguém que não aceitou ser tratado de modo pejorativo em razão de sua cor. “Embora a pretendida indenização não decorra de ato ilícito praticado por empregado da Caixa, mas por uma cliente da instituição, no momento em que a autora sofreu a ofensa ela se encontrava prestando serviços na dependência da agência”, ressaltou o relator Sidnei Beneti. Ainda não foram analisadas provas para provar a veracidade das acusações.
Emissora condenada a pagar R$ 50 mil
Emissora condenada a pagar R$ 50 mil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Rede TV (antiga TV Ômega Ltda.) deve fazer o pagamento de R$ 50 mil por danos morais a um desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os danos morais advieram do uso indevido da imagem do magistrado. O julgado teve um único voto divergente. O ministro João Otávio de Noronha acreditou não ter havido o dano moral. No caso concreto, a TV Ômega divulgou uma notícia no programa RedeTV News a respeito do tema nepotismo cruzado. Na reportagem o jornalista afirmava a respeito da “troca de favores entre juízes, desembargadores e deputados”.
Durante essa afirmação, a televisão focava a imagem do desembargador em questão. A decisão de primeiro grau determinou que a indenização fosse no valor de 300 salários mínimos. O Tribunal de Justiça manteve a existência da condenação, reduzindo, contudo, o valor para R$ 50 mil. “Diante da excessividade do valor atribuído a título de danos morais, faz-se mister a sua redução, em atenção aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, devendo adequar-se aos limites praticados pela jurisprudência do STJ em casos semelhantes”, afirmou-se no acórdão.
A ministra relatora afirmou que “esta apreciação da prova – especialmente a propósito do especial foco dado à imagem do autor, dentre os demais magistrados, e à facilidade de sua identificação pessoal – não é passível de revisão no âmbito do recurso especial, em face do óbice constante da Súmula 7”, destacou a relatora”. Por fim, o STJ manteve a indenização no valor estipulado em segundo grau.

SUMIÇO DA MODELO NA ROCINHA

Vingança pelo sumiço de droga

Bando da Rocinha suspeitou do envolvimento de modelo no desaparecimento de carga de haxixe avaliada em R$ 30 mil

Rio - O suposto desvio de carga de haxixe, avaliada em mais de R$ 30 mil, pode ter sido o estopim para o desaparecimento da modelo Luana Rodrigues de Sousa, de 20 anos. Segundo moradores da Rocinha, a droga ficava na casa que a moça dividia com a amiga Andressa, que também está sumida desde o dia 9. Para os traficantes, a moça seria a principal suspeita pelo sumiço do entorpecente.
Foto: Reprodução
A modelo Luana de Sousa teria sido executada na Favela da Rocinha | Foto: Reprodução
Luana estaria na mira dos traficantes desde que a polícia apreendeu, mês passado, 2,5 toneladas de maconha, numa casa onde a jovem morou com um ex-namorado. Na época, a quadrilha da Rocinha desconfiou que a modelo teria repassado informações sobre a maconha para um policial, com quem ela estaria se encontrando. 

Depois que o haxixe sumiu, os traficantes decidiram chamar Luana para dar explicações. Mesmo sem saber se a modelo realmente havia passado informações sobre a droga, ela e Andressa foram ‘condenadas’ pelo ‘tribunal’ do crime. Segundo informações de moradores, o chefão da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, teria participado diretamente do ‘julgamento’ das jovens.

'Desenrolo'

Ainda de acordo com os relatos, o namorado de Andressa — identificado apenas como Thiago — chegou a ser suspeito pelo desvio da carga. Ele também foi chamado no ‘tribunal’, mas teve destino diferente das duas moças: as informações dão conta de que ele foi espancado pelos traficantes e depois liberado. 

Desde o dia 9, quando Luana ligou para uma amiga dizendo que iria subir a Rocinha para um ‘desenrolo’, o paradeiro da modelo e de Andressa é desconhecido. A polícia tem feito buscas na Rocinha e trabalhado na tentativa de encontrá-las. Esta semana, a Justiça autorizou a quebra do sigilo telefônico da moça, para tentar desvendar o mistério.A polícia já sabe para quem a jovem fez algumas das últimas ligações. Apesar de o caso estar sendo investigado como desaparecimento, parentes e amigos de Luana celebraram até missa de sétimo dia em homenagem à moça.

Principal suspeito pelo desaparecimento da modelo, o traficante Nem parece alheio ao crime. Terça-feira à noite, o chefão do tráfico da Rocinha promoveu uma grande festa, que parou a localidade Vila Verde, para comemorar o seu aniversário de 35 anos. 

Há cinco anos e meio, o traficante controla de forma cruel o crime na maior favela da Zona Sul. Como O DIA mostrou no domingo, desde que Nem assumiu o domínio das bocas de fumo da Rocinha, em novembro de 2005, pelo menos 18 pessoas desapareceram. A maior parte dos casos deu origem a inquéritos abertos pela polícia, mas as vítimas jamais foram localizadas.

terça-feira, 28 de junho de 2011

CARTÃO DE CONVOCAÇÃO PARA CURSO DA PM DA BAHIA É ENTREGUE NESTA TERÇA - FEIRA


Candidatos devem retirar o cartão pessoalmente entre 28 de junho e 1° de julho.
As provas terão total de 75 questões e serão aplicadas no domingo (3).

Os candidatos de admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia de 2011 podem retirar o cartão de convocação para os exames nesta terça-feira (28). Os cartões serão entregues presencialmente entre o dia 28 de junho e 1º de julho. As provas serão realizadas neste domingo, 3.
As informações referentes a local, data e horário para a retirada do cartão podem ser acessadas nos sites do concurso  e da Consultec , conforme especificado no edital da convocação.
As provas terão de 75 questões objetivas distribuídas entre as disciplinas de português, inglês, ciências humanas, matemática/raciocínio lógico e noções de direito, além de redação.

Os aprovados nesta etapa passarão por avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social, em datas a serem divulgadas posteriormente.


Débora Santos, de 17 anos, afirma sangrar pelos olhos.
Coagulopatia ou problemas emocionais podem ser causa, diz médico.


chora1 (Foto: Divulgação)Débora Oliveira dos Santos, de 17 anos, afirma sangrar pelos olhos quando fica nervosa. A foto acima foi tirada por uma prima da estudante durante uma de suas crises (Foto: Diana Viana de Oliveira / Reprodução)
O caso da adolescente cearense que afirma sangrar pelos olhos quando fica nervosa, triste ou ansiosa está sendo investigado por médicos paulistas. Em Meridiano, no interior de São Paulo, onde a estudante mora há dois meses, ela é conhecida pela população como ‘a garota que chora sangue’. A jovem também relata que sangra em outras partes do corpo. O Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto apura se esses sangramentos são decorrentes de uma coagulopatia (distúrbios da coagulação sanguínea) ou problemas emocionais. Um tipo de tumor é a hipótese mais remota. Só após o resultado dos testes a que ela será submetida será possível definir um tratamento.

Um médico de Meridiano, município de quase 5 mil habitantes, e o prefeito da cidade afirmam ao G1 terem visto o sangramento em Débora Oliveira dos Santos, de 17 anos. A mãe da estudante, que deixou o Ceará com a família em busca de um tratamento para a filha no estado de São Paulo, confirma a história. A prima encaminhou fotos que mostram os olhos da jovem sangrando. Um vídeo também foi postado na internet e exibe uma das crises da garota.

“Eu me controlo para não chorar. Não posso me exaltar bastante porque vou sangrar. Eu ainda não me acostumei. É muito chato eu não poder me expressar. Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue. Alguns meninos e meninas ficam assustados e sentem nojo. Ficam longe de mim. Então eu fico meio que isolada dos demais. A minha sorte é que os professores são a melhor coisa da escola”, diz Débora.
Em entrevista ao G1, Débora conta que eventualmente falta às aulas quando ocorrem os sangramentos. “Há algumas semanas minha camiseta começou a ficar manchada na altura dos mamilos. Quando vi, estava sangrando. É horrível. Quando vou às aulas agora, uso algodão e sutiãs bem alcochoados”, diz a aluna da Escola Estadual Donato Marcelo Balbo.

Envergonhada, a garota conta que seu passatempo é ler livros ou jogar vôlei com os irmãos. “Adoro ler a saga do Crepúsculo. Também sou fã do jogador Giba, da seleção de vôlei. Acompanho todos os jogos do Brasil pela TV. Gostaria de conhecê-lo um dia, mas tenho vergonha porque tenho esse problema de sangramento e não gostaria de sangrar na frente dele. Mas soube que ele também teve um problema no sangue na infância [leucemia] e se curou”, afirma a jovem, que quer ser professora de história.

Parentes contam que Débora começou a sangrar com 14 anos, quando trabalhava como babá e foi agredida por sua patroa no Ceará. Os sangramentos eram somente nos ouvidos e nariz.

Em novembro, a menina passou a sangrar também pelos olhos, couro cabeludo e mamilos, segundo a dona de casa Maria Gorete Oliveira dos Santos, de 43 anos, mãe da garota. E piorou quando o marido dela morreu afogado em maio, no Ceará, tentando salvar um dos filhos. “Foi a vez que Débora mais chorou e sangrou. Precisou ser internada porque já estava entrando num quadro de hemorragia”, conta Maria Gorete.

De acordo com a família da adolescente, em Fortaleza os médicos suspeitaram de púrpura trombocitopenica idiopática (PTI), doença relacionada à coagulação do sangue, caracterizada pela diminuição do número de plaquetas. A PTI, que também pode ser chamada de púrpura trombocitopenica imunológica, quando estiver relacionada ao aparecimento de anticorpos que destroem as plaquetas, provoca sangramentos.

Os médicos cearenses prescreveram Transamin e Dexametasona para Débora tomar, segundo os parentes. Os medicamentos continuam sendo ministrados para controlar a coagulação sanguínea. Apesar disso, os remédios não acabaram com os sangramentos, segundo Maria Gorete.
Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue"
Débora Oliveira dos Santos, estudante
“Como no Ceará os médicos não souberam dizer o que minha filha tem direito, e os remédios não trouxeram a cura, saí de lá e vim para São Paulo. Foram os próprios médicos cearenses que me disseram para vir a São Paulo tentar buscar alguma resposta para saber o que minha filha tem. Também falaram que pode ser algo emocional porque a menina apanhou da ex-patroa. Estou confusa. Tenho parentes aqui que me disseram que os médicos paulistas poderiam ajudar no caso da menina e vim em busca de uma resposta e um tratamento para ela”, diz Maria Gorete, que está morando numa casa em Meridiano com mais cinco filhos. O aluguel é pago por seus parentes.

G1 não conseguiu localizar a ex-patroa de Débora e os médicos que a atenderam no Ceará para comentar o assunto.

MeridianoEm Meridiano, um clínico-geral diz ter ficado "abismado" ao ver a jovem entrar no seu consultório. “Fiquei abismado quando vi o sangue escorrer pelos olhos dela porque ela aparentemente não tinha causa externa de arranhadura. Me indagava de onde vinha aquele sangramento”, afirma o médico Orlando Cândido Rosa Filho.

O prefeito de Meridiano, José Torrente (PTB), diz que a sua administração fará o que for possível por Débora. Ele conta que também ficou assustado ao saber do caso.

“Eu nunca vi igual, saía sangue do olho, cabelo, para todo lado. É um trem que nunca vi. É um trem esquisito. Ela se enervou e foi no banco da pracinha e chorou. Mas em vez de sair água saiu sangue. Se assustaram e ligaram para minha esposa, que socorreu. Isso aconteceu mesmo. Achei que fosse menstruação, mas que ao invés de sair por baixo saía pelos olhos. É incrível. Todo mundo se assustou”, diz o prefeito, que está oferecendo o medicamento para a garota.

A prima de Débora, Diana Viana de Oliveira, de 25 anos, técnica em enfermagem no Posto de Saúde de Meridiano, afirma que seus parentes que vieram do Ceará não têm muitos recursos. “Minha tia e meus primos ainda procuram emprego aqui. Alugamos uma casinha para eles, mas eles não possuem móveis, roupas”, diz Diana.

De acordo com Diana, enquanto algumas pessoas se sensibilizaram com o caso de Débora e a ajudam com mantimentos, outras, no entanto, acham que os sangramentos são decorrentes de falta de espiritualidade. “Já chegaram a mandar minha prima rezar muito. Mas ela é evangélica e ora todos os dias. Só não tem ido muito à igreja por causa do preconceito de alguns”, diz.
O mais provável é que Débora tenha coagulopatia como causa do sangramento, mas também tem de ser investigado esse histórico dela de um possível problema emocional"
Paulo Antonio Zola, hematologista
HematologistaProcurado para comentar o caso de Débora, o hematologista Paulo Antonio Zola, patologista clínico e hematologista do Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto, afirma que a adolescente será submetida a um mielograma, exame para investigar se a medula óssea tem algum problema na fabricação das células sanguíneas.

Segundo Zola, que não viu a jovem sangrar, quando as plaquestas deixam de coagular o sangue, há sangramentos por várias partes do corpo. “Sai por todo lugar, pelo nariz, gengiva, boca, urina. Não é que ela chora sangue, a lágrima vem com sangue. A saliva sai com sangue. Sai sangue da gengiva, ouvido, sai sangue do olho, intestino etc. Porque todo nosso corpo tem coagulação. Onde tem coagulação sai sangue. É incorreto afirmar que a paciente chora sangue. Ele chora lágrimas com sangue. Lágrimas maculadas com glóbulos vermelhos."
De acordo com o médico, há registros de outros casos parecidos com os sintomas dos de Débora no Brasil e no mundo. Por esse motivo, é necessário analisar os exames que ela já realizou. “Os médicos cearenses fizeram um ótimo trabalho.  O mais provável é que Débora tenha coagulopatia como causa do sangramento, mas também tem de ser investigado esse histórico dela de um possível problema emocional. Se nenhuma dessas hipóteses for comprovada, ela terá de ser submetida a uma tomografia para saber se tem câncer em alguma parte do corpo."
Parentes afirmam que Débora já havia feito tomografia e nada tinha sido detectado.
Caso fique comprovado que ela tenha uma PTI, por exemplo, Zola sugere tratá-la até com quimioterapia. "A quimio não é usada só para tratamentos de câncer. Em último caso, existe a possibilidade de esplenectomia, que é a retirada do baço. Ele é o filtro das células e destrói as plaquetas do sangue quando as células estão alteradas.”

Débora fará o exame no dia 4 de julho. Até lá, a jovem continuará passando por tratamento psicológico e tomando remédios para controlar a ansiedade e nervosismo. “Chorar? Não quero. Não posso chorar nem de alegria. Senão é sangue para todo o lado”, diz.

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE